Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Fortalecer a atenção primária é um dos principais temas da 12ª Conferência de Saúde

A ação é uma das principais bandeiras desta administração em Toledo.

09/05/2013 - 13:18


Atenção primária em saúde; controle social e redes de saúde são os principais eixos a serem abordados na Conferência Municipal de Saúde deste ano. Em sua décima segunda edição, o tema principal a ser debatido é “Toledo fortalecendo a atenção primária e construindo a política da saúde da família".

A presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Jaqueline Machado, explica que a Conferência é uma oportunidade de dialogar com a população o assunto e, principalmente, promover o entendimento do tema. Jaqueline acrescenta que o fortalecimento da atenção primária em Toledo é um dos enfoques da atual administração que possui como bandeira a promoção a saúde.
De acordo com a presidente do CMS, o Programa Saúde da Família está sendo adotado em diversos Municípios. Em Toledo, a estratégia é – neste ano – o foco de atuação da Secretaria de Saúde. “Por isso, a população deve discutir este assunto, apresentar as suas prioridades, sugerir como esta estratégia pode funcionar melhor no bairro e outras propostas”.
Jaqueline destaca que as propostas aprovadas na Conferência auxiliam na elaboração do Plano Municipal de Saúde. “As propostas são o suporte das ações a serem promovidas pela Secretaria nos próximos dois anos - período de vigência da Conferência”.
Avaliação
A presidente do CMS informa que as propostas aprovadas na última Conferência serão revistas e avaliadas. Segundo ela, o objetivo é diagnosticar quais as propostas foram efetivadas e quais precisam ser retomadas nesta edição para que a Secretaria as efetive no próximo período.
Eleição
Outro objetivo da Conferência é a realização das eleições para a escolha dos novos componentes do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2014/20016. “O CMS é um espaço fundamental para o desenvolvimento da saúde, pois é o local em que a comunidade tem a oportunidade de fiscalizar as ações realizadas pelo município e apresentar suas demandas. As pessoas devem participar do processo por meio das organizações, associações, grupos de entidades e outros setores”, afirma Jaqueline.
Ela enfatiza que no CMS a população pode apontar as áreas da saúde que necessitam de melhorias. “O Conselho é o meio de promover a gestão da saúde pública de uma forma democrática”.
No dia 15 de junho, das 9h30 às 11h30, haverá uma mesa de inscrição para os delegados interessados a candidatar-se ao cargo.
Os conselheiros representantes dos usuários, prestadores de serviços e trabalhadores em saúde são eleitos na Conferência conforme sua representação: três representantes de associação de moradores e amigos; três representantes de sindicatos de trabalhadores; um representante de entidades ligadas à causa de pessoas com de deficiência; três representantes de entidades organizadas da sociedade civil; cinco representantes de trabalhadores em saúde; três representantes de prestadores de serviços em saúde.

**Realização**
Jaqueline lembra que neste ano a conferência passa a ter uma característica diferenciada da anterior. Em 2011, o Conselho Nacional de Saúde alterou a periodicidade do evento, passando a ser realizado a cada quatro anos. Contudo, um movimento realizado em Município manteve o cronograma de atividades e, por isso, a Conferência Municipal permanece sendo promovida a cada dois anos.
A 12ª Conferência Municipal de Saúde é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal de Toledo, através da Secretaria Municipal de Saúde. O evento acontece nos dias 14 e 15 de junho, no Centro Cultural Ondy Niederauer
.

Anuncio gene 2