O Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU) é um serviço da Polícia Militar do Paraná que objetiva proporcionar comodidade ao cidadão permitindo efetuar, por meio virtual (internet), o registro de acidente de trânsito sem pessoas feridas, com apenas danos materiais.
O BATEU foi construído para ser usado como uma ferramenta oficial e confiável do serviço público, servindo para fins de seguro ou ações judiciais, integrando sistemicamente forças como a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar, Detran e Celepar.
Toda a comunicação ocorrerá através do e-mail informado ao sistema, facilitando o acompanhamento passo a passo das etapas do processo que forem executadas (cadastro, emissão de GRD, pagamento e impressão do boletim).
O projeto foi iniciado em 2010, mas seu lançamento ocorreu em janeiro de 2011 na capital do Estado. O sistema oferece o registro de acidentes sem vítima e a impressão de documentos via internet, sem que o usuário precise se dirigir ao batalhão.
A criação do boletim on-line conta também com o auxílio da CELEPAR (Companhia de Informática do Paraná). O sistema possui um banco de dados consistente para que fornecesse estatísticas de acidentes de trânsito no Estado. Mais de 23 mil boletins foram feitos através do site desde o seu lançamento em março de 2012. Este número representa 47,5% do total de registro de acidentes feitos pela PMPR.
Para o coordenador do projeto BATEU, o tenente Silvio Cordeiro, a principal característica do programa é a praticidade, pois o cidadão não enfrentará mais filas; não precisará deslocar-se até o Batalhão para fazer registro, entre outros fatores. “A principal preocupação foi desenvolver o sistema que se adequasse a realidade e necessidade das pessoas. Nós fomos adaptando o sistema e temos passado as orientações aos policiais”.
Atualmente, 320 municípios do Estado contam com o sistema. “O sistema é simples. Ele traz perguntas e respostas para sanar as dúvidas do usuário. No site também há um vídeo explicativo de como fazer o registro”.
Cordeiro acrescenta que para o cidadão fazer o registro do acidente de trânsito serão necessários seus dados pessoais, endereço, telefone, e-mail, e ainda dados do seu veículo (Placa e Renavam) e o máximo de informações dos demais envolvidos no acidente.
De acordo com o chefe da 34ª Ciretran, Vanderlei Galvão, o sistema é mais uma ferramenta essencial para o usuário. “Estamos a disposição para divulgar o trabalho que vai facilitar a população”.
Para o secretário de segurança e trânsito de Toledo, Paulo dos Santos, o sistema vai ampliar a qualidade do atendimento prestado ao cidadão. Por sua vez, o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, colocou o Poder Legislativo a disposição do comando para que o programa seja divulgado para os demais vereadores e profissionais da Casa.
Quem tiver o interesse de fazer o registro do Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU) deve acessar www.bateu.pr.gov.br.
Com informações da assessoria