1144x150 %284%29

SAÚDE

Protocolo regional é uma meta para 2011

Nesta quinta-feira (16), aconteceu o encerramento do 1º Seminário Intermunicipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Viriais, o evento teve a duração de três dias. No entanto, segundo a Diretora Técnica em Saúde do Ciscopar e representante do Centro Regional de Especialidades, Denise Franz, as novidades apresentadas durante o seminário exigem mudanças. A primeira é a elaboração de um protocolo específico em DST’s, o qual será aprovado na Câmara de Vereadores. Denise disse que o documento será encaminhado aos demais Municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo que tenham interesse em desenvolver o trabalho deste protocolo.

17/02/2011 - 17:59


“O Ministério da Saúde está fazendo a junção dos Programas DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. Em Toledo, nós já realizamos esta união, pois não há como a equipe trabalhar os assuntos separados. Ela deve manter a mesma linguagem e repassar informações que proporcionem um bom acompanhamento e tratamento as pessoas com DST, HIV/AIDS e Hepatites Virais”.
A diretora, também, disse que pretende ampliar o programa, incluindo mais profissionais da saúde para melhorar o atendimento aos pacientes. “Ontem comentamos a questão da odontologia. Não temos um dentista dentro da equipe. Em função de todo o preconceito, estamos destinando uma verba para o centro odontológico para atender de forma integral as pessoas com HIV/AIDS”.
Avaliação
Segundo a Diretora, os participantes ficaram satisfeitos com o tema debatido. “Fomos elogiados pelo Dr. José Luis, de Curitiba. Ele disse que a nossa pauta foi boa e, que ainda não havia presenciado um seminário com tantas pessoas. Na abertura participaram cerca de 300 profissionais”. Denise acrescenta que obteve, em contrapartida, uma reciclagem de suas informações. “Nos animamos e começamos a pensar em novas estratégias para atingir o que se espera”.
A bioquímica e farmacêutica, Clarice Terezinha Escher, comentou que a equipe que organizou o evento está satisfeita com a presença de representantes dos Municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde. “A abordagem dos temas dos palestrantes esteve dentro da nossa expectativa”.
Temáticas
Com relação aos temas apresentados pelos palestrantes, Clarice salientou que apesar de ela e sua equipe atuarem nesta área há mais de 20 anos, sempre há novidades, “Nós - profissionais - elaboramos esta programação dentro de assuntos que trabalhamos, dentro da nossa vivência e o que precisávamos passar para as equipes dos Municípios. Estamos satisfeitos com o aprendizado”.

Sem nome %281144 x 250 px%29