O secretário de saúde, Edson Simionato, explica que todo este trabalho foi iniciado, porém havia sido interrompido por motivos particulares da representante do Ministério da Saúde.
O secretário comenta que atualmente a PNH oferece protocolos que a saúde toledana irá, gradativamente, implantar. “A interrupção desta consultoria dificultou as nossas discussões que agora serão reiniciadas e colocadas em prática com a máxima rapidez”.
De acordo com a consultora do Ministério da Saúde no Paraná para a Política Nacional de Humanização (PNH), Eliane Benkendorf, o encontro traz novas perspectivas para o atendimento em saúde em Toledo. “Criaremos novas propostas de articulação de propósitos para novas formas de fortalecimento, melhorando os cuidados na rede pública”.
Junto a estas diretrizes, está o estabelecimento de agenda de acompanhamento do Ministério da Saúde. Este processo visa à atenção e acolhimento dos usuários, para que ocorra a diminuição do tempo de espera, redução de filas e adequação das unidades básicas de saúde (UBS) visando dinamizar estes procedimentos.
Da Assessoria - Toledo