Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

População nos bairros periféricos de Toledo cresce até 15% , segundo IBGE

A estratificação dos dados do Censo 2010, ainda não está pronta, mas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, agência Toledo antecipa alguns dados. O chefe da agência, Luiz Carlos Garcia, disse que os dados são preliminares, mas devem se manter na divulgação oficial, que deve acontecer em março. Em Toledo, a população que vive nos bairros periféricos da cidade cresceu entre 10 e 15%, no último ano.

17/02/2011 - 19:29


Luiz Carlos Garcia explica que os dados oficiais devem ser anunciados em março, pois o IBGE só pode apresentar à sociedade a estratificação do Censo, quando os dados de todo o país estejam concluídos. “Nós aqui em Toledo concluímos nosso trabalho antes do prazo previsto, por isso tivemos tempo de estratificar a população de Toledo por bairro. Mesmo sendo uma informação preliminar não deve mudar, pois usamos um sistema de acesso interno do IBGE, que será a partir destes dados que o Instituto vai apurar estas informações”.

O crescimento da população de Toledo foi um dos mais expressivos no Oeste do Paraná, acima da média estadual e isso se reflete nos bairros. “Temos bairros mais centrais que a população se manteve, mas os bairros da periferia houve um crescimento médio de 10 a 15% acima do ano passado, em especial nos bairros do Jardim Europa, América, São Francisco, Pioneira, Industrial, os mais distantes do centro da cidade”, analisou Garcia.

Outro dado constatado pelo IBGE é que a população feminina é mais expressiva na área urbana. “Nos bairros a população predominante é do sexo feminino, já nos distritos na zona rural a população predominante é do sexo masculino”.

Na sede os mais populosos são Jardim Europa/América com 18.264 habitantes, destes 8.957 homens e 9307 mulheres. Na zona rural, o distrito de Novo Sarandi é o mais populoso com 2631 habitantes, destes 1792 moram na área urbana do distrito e 839 na área rural.

Texto Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29