A diretora solicita ainda que pais, alunos e a comunidade se envolvam no combate a dengue eliminando todo lixo que acumula água e possa servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue.
Clarice informa que o município realizará o 2º Arrastão da Dengue do ano a partir da próxima quarta-feira (22) até sábado (25), das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. “Pedimos a colaboração de voluntários para trabalhar em prol de todos os munícipes”.
O representante da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Valter Baez em sua palestra, abordou a importância da colaboração de toda a sociedade no controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti e os perigos da dengue para a saúde.
Valter enfatiza que na região existe a circulação do vírus tipo 4, sendo que estão sendo investigados 4 óbitos suspeitos de dengue.
MOBILIZAÇÃO
A Secretaria de Saúde de Maripá tem desenvolvido palestras e reuniões em empresas, escolas municipais, colégios estaduais e comunidade em geral com o objetivo de combater a dengue, sensibilizando toda a população quanto a prevenção e controle da doença no município de Maripá. “A negativa de acesso aos imóveis, por parte de seus responsáveis, aos agentes de vetores e autoridades sanitárias, ensejará a solicitação de apoio policial e do Ministério Público para as medidas cabíveis”, enfatiza a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller.
Em caso de descumprimento de qualquer das obrigações, os responsáveis estarão sujeitos à notificação para regularização no prazo de 48 horas, multa e autuação.
Ainda segundo a secretária Andréia, a prevenção é a única forma de combater a doença e relembra algumas dicas importantes, como não deixar a água se acumular em vasos, calhas, pneus, latas, manter fechadas as caixas d’água e poços, não cultivar plantas em vasos com água, usar terra ou areia nestes casos, manter as calhas limpas e desentupidas, eliminar a água do reservatório de degelo da geladeira, avisar a secretaria de saúde caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença. “Solicitamos a compreensão e colaboração de todos os munícipes, desta forma podemos evitar possíveis transtornos”, completa Andréia.
Da Assessoria