Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo realizou a 5ª Conferência Municipal das Cidades

Com o tema ‘A cidade que queremos’, o encontro teve por objetivo debater diversas questões para construção de um município melhor no futuro.

16/05/2013 - 17:57


Durante a última quarta-feira (15) o município de Toledo reuniu representantes do poder público e de setores privados, além da comunidade em geral, para a realização da 5° Conferência Municipal das Cidades.  Ao fim, foram escolhidos os delegados que representarão Toledo na Conferência Estadual das Cidades, marcada para acontecer no mês de agosto, em Foz do Iguaçu.
A abertura da conferência contou com a participação do prefeito Beto Lunitti, o vice-prefeito Adelar Hosbach (Pelanka), o secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Donin, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT) César Krüger, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Edson Carollo e o representante da Câmara Municipal, vereador Genivaldo Paes.
A participação popular foi um dos destaques do evento. Segundo, o secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Donin, o número de presentes superou as expectativas. “Esperávamos cerca de 100 a 120 participantes, mas na abertura tivemos algo em torno de 200 pessoas no auditório e o mais importante foi a participação efetiva de todos”.
No período da manhã, duas palestras deram o norte necessário para o início das discussões. O deputado estadual Péricles de Mello e o engenheiro civil e professor, Joel Larocca Junior, introduziram o debate sobre o tema ‘A cidade que queremos’. Entre os pontos abordados, destacam-se o crescimento e desenvolvimento sustentável, a mobilidade e o planejamento urbano, a ocupação do solo e o plano diretor municipal. O secretário Jadyr comentou que toda esta temática está contemplada no plano de governo da atual gestão.
De acordo com a secretária de Política para as Mulheres, Maria Cecília Ferreira, as informações repassadas foram muito importantes para o desenvolvimento da conferência. “A primeira palestra foi uma pouco mais geral e a segunda bastante técnica, o que possibilitou um ótimo embasamento do assunto aos participantes”. Maria Cecília destacou ainda, a questão da mobilidade urbana em Toledo. “Como foi falado, temos que pensar melhor a questão da mobilidade no município, o papel do estacionamento rotativo e a educação da população em relação a isso tudo. São questões fundamentais quando pensamos no futuro”.
Conforme o diretor do Departamento de Trânsito do município, Fabiano Faria, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) se identificou muito com o conteúdo das palestras. “As discussões propostas são exatamente o que estamos trabalhando em Toledo. Sabemos da necessidade de mudança não só estrutural, mas principalmente cultural, em relação ao trânsito”. Faria salientou o direcionamento da SMST. “Queremos melhorar a fluidez, a acessibilidade e incentivar o uso do transporte coletivo. Já estamos trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em um projeto de ‘Educação para o Trânsito’, com o objetivo de conscientizar desde já nossos pequenos usuários e futuros motoristas”. O secretário de Planejamento Estratégico. Jadyr Donin, fortalecendo o que disse Fabiano,  informou que as primeiras ações já foram tomadas. “Já estamos realizando encontros internos e audiências públicas para buscar soluções para o transporte público. Outros passos serão dados com a reestruturação de algumas vias, como aconteceu com a Rua Rui Barbosa que hoje tem três pistas de rolamento”, comentou.
O prefeito Beto Lunitti ressaltou a importância de promover a discussão popular a cerca do tema. “Temos que focar na essência que é a proteção da vida. Isso perpassa por todas as políticas que nós possamos imaginar. Pelas questões da mobilidade urbana, mas também por questões que envolvem a saúde pública, a assistência social, a educação, as políticas de respeito aos gêneros e também, evidentemente aquilo que nós queremos como desenvolvimento econômico”.Para o prefeito é preciso quebrar paradigmas principalmente em relação a mobilidade urbana em Toledo. “Temos que quebrar paradigmas, rever o nosso fluxo diário no trânsito e tomar uma decisão, se nós queremos uma cidade para veículos ou para pessoas”, explicou.
Funcionamento
Foram definidos no evento, cinco eixos de discussões. A participação popular e controle social nas políticas municipais de desenvolvimento urbano.O papel do município no âmbito de desenvolvimento urbano.O funcionamento para políticas públicas urbanas municipais.Planejamento, gestão e integração das políticas públicas municipais de desenvolvimento urbano da cidade.E os aspectos legais para efetivação do desenvolvimento urbano.
Os participantes foram divididos em cinco grupos, cada qual, com o assunto de um dos eixos. Após a discussão e formação de propostas cada grupo apresentou seis propostas relacionadas ao tema do eixo em questão. Ao término foram escolhidas duas propostas de cada grupo que serão levadas pelos delegados à Conferência Estadual.
Das 28 vagas previstas para delegados, foram homologadas 26 em Toledo, representando diversos setores da sociedade. O poder legislativo elegeu quatro representantes, os profissionais acadêmicos dois, as instituições não governamentais um, o poder executivo oito, os empresários três. Os trabalhadores elegeram dois, das três vagas disponíveis e movimentos sociais seis, das sete possíveis.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2