Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Empresas de Toledo terão a certificação do PAS

Empresas integrantes do Núcleo Setorial de Gastronomia devem recebê-lo até novembro.

19/05/2013 - 20:09


Buscando disseminar e apoiar a implantação das Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) nas empresas de alimentos e alimentação, o Programa Alimentos Seguros (PAS) é uma ação nacional que estabelece critérios de cuidados com a manipulação de alimentos e, principalmente, buscando a sua qualidade.

O Programa é mantido e coordenado por entidades do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi, Senai e Sebrae), apoiado por órgãos públicos e associações empresariais. O PAS contempla o treinamento e a consultoria para a adequações dos estabelecimentos de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outras ações.
Segundo a coordenadora do Núcleo Setorial de Gastronomia, Sheila Melo, a participação no programa complementa o trabalho iniciado há cerca de 10 anos com o Selo de Qualidade, em busca do aperfeiçoamento nas empresas. “É um novo desafio. O Núcleo de Gastronomia possui o Selo de Qualidade e agora as empresas buscam o reconhecimento nacional”.
Sheila explica que o PAS segue alguns critérios do Selo de Qualidade no Município, como limpeza da caixa de água, dedetização, participação de treinamentos de como manipular os alimentos, higiene pessoal entre outros. “As ações que estão sendo desenvolvidas pelo Núcleo de Gastronomia de Toledo serão reconhecidas nacionalmente. Para quem tem mais conhecimento sabe que onde tem o PAS tem um alimento seguro”.
Ela comenta que os participantes do Núcleo Setorial procuraram aprimorar o mercado gastronômico. “Isto fortalece o nosso polo, pois toda a equipe passou a conhecer o que é gastronomia, inclusive o grupo teve várias consultorias com chefes de cozinha. É evolução que fortalece o mercado gastronômico de Toledo. A preocupação do Núcleo é com aquela pessoa que opta em fazer alguma refeição fora de casa, porque ela deve comer um alimento saudável e seguro. O PAS é oferecido pelo SENAC e o treinamento é oferecido para todas as empresas da cidade e do país. Cabe cada uma buscar a certificação, pois é aberto a todas”.
Fortalecimento
De acordo com a gerente da unidade local do Senac, Dalva Zigante Ramos Pires, o Núcleo tem promovido ações com as empresas, as quais estão praticamente qualificadas e a proposta do PAS é o fortalecimento e a evolução na qualidade da alimentação oferecida à população. “Este segmento tem a visão e ações empreendedoras, que fazem a diferença em suas atividades e este é mais um passo para o aprimoramento. O papel do Senac é desenvolver educação profissional e contribuir no desenvolvimento das empresas”. Dalva acrescenta que o PAS tem como objetivo reduzir os riscos de contaminação dos alimentos.
A gerente comenta que reside em Toledo a pouco tempo, mas já está encantada com o Município. “A cidade possui uma postura empreendedora. A concorrência existe e é saudável, mas o associativismo é muito forte. O PAS agrega e ainda fortalece o comprometimento dos empresários que estão empenhados em conhecer novas ações que agregam a esta negócio. O sucesso do PAS não depende da ação do Senac ou do consultor, mas de todo o grupo”.
Reconhecimento
O presidente da Acit, Edson Carollo, ressalta que a gastronomia é destaque regional pelo empenho, esforço e dedicação dos empresários e dos colaboradores. “O projeto trará melhorias as empresas que fazem parte do Núcleo, além de ampliar a visibilidade do setor. É um grande incentivo e desafio para a gastronomia da cidade. Queremos que Toledo fique conhecido no Estado e no Brasil pela excelência na gastronomia”.
Programação
O próximo passo será o acompanhamento dos consultores do Senac e vistorias da Vigilância Sanitária. A meta do Núcleo Setorial de Gastronomia é de que até novembro o programa esteja implantando nas empresas.

Com informações da assessoria

Anuncio gene 2