Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Indústrias cerâmicas do Oeste são destaque no PR

Região é sede das únicas empresas paranaenses do setor certificadas pelo Inmetro.

20/05/2013 - 12:39


O Sindicato das Indústrias Cerâmicas e Olarias do Oeste do Paraná (Sindicer Oeste) comemora, em 2013, 23 anos de criação. Com sede em Nova Santa Rosa, município com pouco mais de 7,5 mil habitantes e área que não ultrapassa 205 quilômetros quadrados, o Sindicer une 40 pequenas indústrias do setor localizadas principalmente nos municípios do oeste e sudoeste do Paraná. Somente na pequena cidade-sede do sindicato, são oito associadas. 

Há cerca de dez anos, de acordo com o consultor do Sebrae/PR, Volmir Valentini, grande parte das cerâmicas e olarias da região não tinha muitas perspectivas de crescimento ou de longevidade e muitos dos empresários tinham a atividade como segundo negócio, pois viviam da agricultura como principal fonte de renda. "Fomos procurados pelo Sindicer Oeste em meados de 2004 e a situação que diagnosticamos nessas indústrias era de dificuldade", conta. 
Mas, da realidade que parecia difícil de ser revertida, com o tempo as empresas tornaram-se destaque em todo o Paraná. "Atualmente, as cinco únicas paranaenses do setor certificadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são da região e associadas ao sindicato. Isso é resultado da força do Sindicer, participação efetiva dos empresários e apoio técnico e de gestão de entidades que levaram qualidade e inovação às pequenas olarias e indústrias cerâmicas", enfatiza Valentini. 
Diante do diagnóstico das empresas, relembra o consultor do Sebrae/PR, percebeu-se claramente que era necessário desenvolver ações coletivas, trabalhar o associativismo de forma mais apurada, pois somente ações individuais realizadas em parte das empresas não ajudariam a encontrar o caminho do desenvolvimento que era necessário para o segmento. 
O resultado do trabalho ao longo do tempo, segundo ele, foram empresas mais competitivas e um sindicato mais atuante e organizado, tanto que, no ano passado, recebeu da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) o convite para abrigar, em sua sede, a Coordenação Estadual do Programa Setorial da Qualidade (PSQ). 
Com uma trajetória ascendente e conquistas a comemorar, o Sindicer Oeste organiza evento de celebração dos 23 anos da entidade e, pensando na qualificação do setor, prevê palestra sobre "Normas de Desempenho da Construção Civil e Cerâmica Sustentável é Mais Vida", ministrada pelo assessor técnico e da qualidade da Anicer, Antônio Carlos Pimenta. A palestra é uma das ações do evento, marcado para esta terça-feira dia 21, das 8h30 ao meio-dia, no Sebrae/PR em Cascavel. 
Evolução 
Para o presidente do Sindicer Oeste, Reinaldo Jorge Scherer, a união ajudou a fortalecer o mercado e o produto. "Logo nos primeiros anos, passamos a perceber a transformação dentro das empresas, em processos, gestão, produção, controle. Em paralelo, o sindicato continuava a buscar parcerias e, com isso, fortalecíamos o setor. Nossas empresas puderam se firmar e investir cada vez mais em qualidade, levando a cerâmica vermelha para o conhecimento e reconhecimento do mercado", assinala. 
A partir de 2007, o sindicato passou a fazer parte do Projeto Obra Nota 10, iniciativa que une a cadeia produtiva da construção civil no oeste do Paraná e busca desenvolvimento para o setor como um todo, qualificando profissionais e empresas. "Com o Obra Nota 10, ficamos mais próximos das construtoras, empreiteiras, do setor como um todo. Esse fator alavancou as empresas associadas ao Sindicer Oeste, levando a credibilidade dos nossos produtos e processos para os elos do setor", declara Scherer. 
Na avaliação de Adriana Bayer, que é administradora no Sindicer Oeste e também coordena o PSQ no Paraná, o aperfeiçoamento das cerâmicas e olarias que participam do sindicato é constante. "Muito nos orgulha saber que estamos avançando rumo à qualidade e o respeito às normas técnicas. Assumimos não só um desafio, mas temos à frente uma nova possibilidade de comprovar que a cerâmica vermelha é a melhor e mais barata alternativa construtiva para os investimentos do Governo Federal e dos Estados, bancos públicos e privados", indica. 
Na coordenação estadual, Adriana acompanha o processo de implantação do PSQ em todo o Paraná; identifica as reais necessidades e anseios do setor junto ao Programa; orienta e o auxilia nas ações de combate à informalidade, diretriz esta tomada junto aos outros três sindicatos do Estado; apoia na divulgação do PSQ; participa de reuniões semestrais de avaliação; dentre outras ações. 
Resultados 
No encontro em comemoração aos 23 anos do Sindicer Oeste, marcado para esta terça-feira (21), além da palestra da Anicer, os empresários ceramistas, associados ou não ao sindicato, terão a oportunidade de conhecer sobre a evolução do setor com o Sindicer. Na mesma ocasião, serão entregues os dois primeiros certificados do PSQ as empresas da região que concluíram com êxito o processo de qualificação: a cerâmica Stein, de Entre Rios do Oeste e a Pasquali Telhas e Tijolos, da cidade de Missal. 
"As empresas investiram pesadamente naquele que se tornou seu negócio principal. Surgiram investimentos novos na produção, na qualificação dos empresários, nas técnicas de vendas e na qualificação da mão de obra. Hoje, a maioria das empresas também investiu na modernização e ampliação de máquinas e equipamentos como fornos, marombas, boquilhas e outros. Tudo para facilitar o trabalho e elevar a produtividade", enumera Volmir Valentini, do Sebrae/PR. 
A certificação/qualificação de produtos tornou-se uma cultura empresarial uma meta primordial para sua sustentabilidade, complementa o consultor. "Podemos dizer com total certeza de que as empresas possuem um entendimento coletivo de trabalhar para que todo o segmento seja sustentável e que a visão de futuro do mesmo seja infinita. Ou seja, deixaram de ser pequenas olarias para se tornar indústrias cerâmicas organizadas e com qualidade comprovada".

Da Assessoria

Anuncio gene 2