O prefeito Beto Lunitti e o vice Adelar Pelanka se reuniram, com representantes da empresa Gomes da Costa, líder na produção e comercialização de pescados enlatados. O objetivo do encontro era discutir a abertura de uma plataforma de investimento para produção de tilápias em lata em Toledo. A proposta é de interesse da empresa e do município, que se dispôs a dar todo suporte necessário para a concretização. Demais representantes públicos e de setores privados, ligados à piscicultura, estiveram presentes.
A Gomes da Costa possui base industrial em Itajaí (SC), considerado o maior complexo de recepção e processamento de pescados da América Latina, com capacidade de produção diária de mais de 1,2 milhões de latas. A empresa gera mais de 1,8 mil empregos diretos. O interesse pelo município se deve ao reconhecimento de Toledo, pelo Ministério da Pesca, como um grande produtor de peixes. O município possui uma localização estratégica e conta com grande potencial produtivo de pescado em tanques escavados.
Há cerca de duas semanas, a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) foi contatada para a realização do encontro. A agenda, organizada pela SAA, incluiu a visitação aos centros de pesquisa da Universidade Estadual do Oeste Paranaense (Unioeste), a um frigorífico de peixes e uma propriedade de alevinagem e engorda. As visitas demonstraram aos representantes da Empresa Gomes da Costa, o potencial, não só de desenvolvimento cientifico do setor, como também produtivo. Após a agenda externa, a comitiva foi até a prefeitura para reunião com o prefeito e lideranças do setor.
O encontro contou com a presença do diretor de operações da Gomes da Costa, Adão de Sá, o pesquisador na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos, Ericsson Venzon e o representante de Marketing, Luis Manglano. Segundo o diretor de operações, o objetivo da empresa é lançar um produto que não seja extrativista. “Queremos produzir um produto de cultivo, que consiga fechar todo o ciclo da cadeia produtiva, com o aproveitamento total, de forma bastante sustentável”. Adão de Sá informa que a empresa está preparada para realizar as experiências necessárias.
Conforme o prefeito Beto Lunitti, a prefeitura fará todos os esforços para a concretização da proposta. “Estamos à disposição para o que for preciso. Se houver a necessidade de área para a instalação, buscaremos soluções para que isso seja viabilizado”. A nova unidade da empresa em Toledo pode gerar, inicialmente, 200 empregos diretos, para uma produção de 50 a 70 toneladas/dia, além de aquecer a economia de todo o estado.
Adão de Sá destaca que as circunstâncias convergem para o sucesso da proposta. “O Ministério da Pesca quer incrementar o peixe em lata na merenda escolar, Toledo tem a produção e todo o suporte científico para tanto e nós temos a tecnologia necessária para tornar isso realidade”. A próxima agenda do prefeito Beto Lunitti com os representantes da empresa deverá ser marcada para breve. No nível de discussão que a proposta se encontra, o próximo passo será aprimorar o debate. “A partir disso, escolheremos em média três produtos para realização de experiência de mercado e posteriormente a produção em escala industrial”. O diretor de operações agradeceu a receptividade. “Ficamos muito contentes por tudo que vimos e ouvimos aqui. Essa visita foi muito importante”.
Demonstração ‘Gomes da Costa’
Após a conversa os representantes da Gomes da Costa ofereceram aos presentes à degustação de sete sabores de tilápia enlatada – molho curry, indiano, de alcaparras, alho e óleo, moqueca e molho oriental – fruto das pesquisas realizadas na base industrial de Itajaí (SC). Segundo o pesquisador, Ericsson Venzon, além dos diversos molhos, o produto ainda deverá receber a adição de Omega 3. “Isso é possível por meio da alimentação. Nos últimos trinta dias é introduzido o Omega 3, possibilitando que o produto conte com mais esse adicional”.
Da Assessoria - Toledo