Passeio ou Turismo?
Como representante da população, o vereador, Expedito Ferreira, acredita deve buscar meios para que as pessoas tenham uma saúde justa e digna. Para ele, a obrigação de cada vereador e lutar pela saúde de sua cidade. Expedito fez estas afirmações, pois há alguns dias ele e os vereadores Edinaldo Santos e Genivaldo Paes visitaram o Município de Açai (próximo de Londrina) para buscar auxílio na realização de cirurgias de algumas especialidades. “Falaram que fomos passear? Olha a brincadeira! Eu tenho o compromisso de defender a população carente. Quem tem dinheiro não precisa correr atrás e quem não tem condições, o que faz? Vamos tratar as coisas mais sérias. Aqui não tem moleque! Fico indignado com pessoas que acham que vereador brinca nesta Casa de Lei”.
Passeio ou Turismo? I
O vereador, Genivaldo Paes, disse que não viajou para fazer turismo, mas para buscar auxílio para as pessoas que ficaram em Toledo. “Açai é uma cidade com 17 mil habitantes e tem dois centros cirúrgicos, os quais realizam seis tipos procedimentos e aceita com que pacientes sejam encaminhados para lá. Nós fomos verificar este processo, mas infelizmente ainda é mais fácil detonar o vereador”.
Curto circuito ou sabotagem?
O líder de governo, o vereador Ademar Dorfschmidt, afirma que o secretário de saúde, Edson Simionato, não teve culpa de ter dado um curto circuito no local e o parabenizou por ter dialogado com o Estado, o qual prontamente informou que as vacinas serão repostas. “Iremos apurar o motivo deste curto circuito e acredito que o MP vai querer saber a causa deste episódio”.
Bem-estar!
O vereador, Walmor Lodi, disse que é preciso deixar a posição política de lado e começar a pensa no bem-estar da população da região.
Alegria
Na última semana, o prefeito de Toledo Beto Lunitti e demais autoridades participaram do Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas do Paraná, promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O evento reuniu aproximadamente 3 mil pessoas. Dos 399 Municípios que compõem o Estado, 322 prefeitos estiveram presentes. Durante a sessão, o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, compartilhou sua alegria com os demais participantes por ter sido convidado pelo prefeito, Beto Lunitti, para participar deste evento.
Alegria I
Remonti disse que gostou da proximidade entre o ministro da saúde, Padilha e o secretário de saúde, Edson Simionato.
Emplacamento
Quantos ônibus da Transtol são emplacados no Município? Este é o questionamento do vereador, Edinaldo dos Santos. Segundo informações da empresa 34 veículos são emplacados em Toledo e apenas oito em Uberlândia (MG), mas estaria em processo de transferência para o Município.
Sangue
O vereador, Walmor Lodi, solicitou a doação de Unidade Móvel de Coleta de Sangue para o Hemocentro de Toledo. Atualmente, Cascavel possui uma unidade que presta atendimento aos Municípios da região Oeste do Estado. Para o Hemocentro de Toledo, a unidade fica disponível apenas dois dias por semana.
Não desceu!
De acordo com o vereador, Walmor Lodi, o aeroporto de Cascavel continua com dificuldades. Atualmente, mais de 50% dos voos pousam em Foz do Iguaçu. “Temos condições de reativar o aeroporto de Toledo para que no futuro seja concluído”.
Não é boato, é chuva mesmo!
O vereador, Genivaldo Paes, considera Toledo uma cidade maravilhosa antes da chuva, porque quando começa a chover a situação fica complicada. Desde 2010, a população luta para que as galerias de água - em alguns pontos da cidade – sejam modificadas. “A última chuva forte causou estragos nos bairros. As galerias estão condenadas. Acredito que quando existe o fato, não há a boato e não há discussão para não haver mudanças”. Paes lamenta que um novo recurso tenha que ser disponibilizado para a realização de melhorias na infraestrutura. Para ele, a obra já poderia ter sido executada tendo estes cuidados.
Não é boato, é chuva mesmo! I
Sobre as galerias, o vereador, Marcos Zanetti, disse que se o Município não começar a tomar as providências, o problema poderá se tornar crônico.
Sem informação...Sem aposentadoria
No dia 24 de julho deste ano, o vereador Luis Fritzen, completa 65 anos e pretende aposentar-se. Para solicitar a sua aposentadoria, o INSS exige uma certidão do Poder Legislativo informando o tempo de contribuição. Fritzen disse que em 2003 solicitou esta informação a Casa e neste ano repetiu o pedido. No entanto, o requerimento original protocolado para o presidente da Casa, que deveria ter despachado a Secretaria para providências foi devolvido em um ofício assinado pelo presidente, Adriano Remonti, sem data e sem justificativa. “Em resposta, a sua solicitação o INSS como diretor, vereador, que resposta é esta? O ofício não tem data e nenhuma informação. Não me enviaram a certidão. Está certo que não comungo da mesma ideia política do presidente, mas poderia ter respondido o requerimento”.
Sem torre!
O vereador, Luis Johann, informa que a intenção da operadora de celulares TIM é construir uma torre no bairro Gisele. “Existe o levantamento de locais e há a necessidade da anuência do Município, pois porque há proprietários de bairros que estão disponibilizando para a TIM os terrenos”.
Sem torre! I
O vereador, Vagner Delábio, disse que um Projeto de Lei vai alterar a regulamentação da antena de celular. Delábio também convidou os participantes para que no dia 28 de maio, às 19h, participem de uma audiência pública para discutir o assunto. “A audiência atende ao pedido de moradoras do Gisele que não querem a torre e traremos pessoas para esclarecer o que é verdade ou lenda sobre o assunto”.
Pau por tabela?
O vereador, Marcos Zanetti, solicitou há mais de 40 dias a cobertura de um ponto de ônibus. Contudo, ainda não foi atendido. “Isto é uma vergonha! Tenho muito mais do que fazer, porém não posso deixar de atender ao pedido das pessoas. É uma perda de tempo diante de um problema que deveria já ter sido resolvido. Gostaria que este tipo de situação não tomasse o tempo dos vereadores”.
Responsabilidade!
O vereador, Marcos Zanetti, comenta que a Secretaria de Segurança e Trânsito afirma que a execução da obra é responsabilidade da Transtol. Por sua vez, a empresa declara que é do Município. Neste empurra passaram-se 40 dias.
Pedofilia
De acordo com o vereador, Reinaldo Rocha, nos próximos dias será protocolado na Casa um projeto solicitando a implantação da Semana de Combate a Pedofilia. “É um tema de suma importância e não podemos ficar de braços cruzados. É preciso tratar o assunto com mais atenção e, por isso, iremos sugerir este projeto e espero ter o apoio dos colegas”.
Procon
O vereador, Reinaldo Rocha, encaminhou um requerimento solicitando ao Poder Executivo informações sobre o Procon. “Recebemos o caso de alguém que foi ao mercado e quando passou a mercadoria no caixa percebeu que o produto era mais caro do que estava na prateleira. Diante disso, a reclamação foi feita no Procon, o qual afirmou que não poderia fazer a fiscalização por falta de profissionais”.
Procon I
A resposta do requerimento é que novos fiscais deverão ser contratados. “O Município possui 2.676 estabelecimentos comerciais, os quais devem ser fiscalizados. A demanda é grande e não dá para ficar sem a atuação dos fiscais. O Procon vai passar por uma reestruturação”.