Os quatro, acompanhados do técnico Renato Araújo devem passar no ginásio de esportes, no final da tarde, para reconhecimento do local. “Não sabemos se irão treinar, mas pelo horário, acreditamos que sim”, comentou a secretária técnica da Confederação Brasileira de Ginástica, Mércia Guimarães. Os quatro atletas, que integram a seleção brasileira, embora atualmente estejam sem clube, deverão passar por uma avaliação técnica. Com isso, a população local e regional que prestigiar o Troféu Brasil terá a oportunidade de ver os atletas em quadra.
Nesta quarta-feira também treinou no local a equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi. As meninas trocaram o tradicional espaço, no Centro de Treinamento de GR, para treinar no ginásio de esportes, onde será realizada a competição, ambientando-se ao local de disputas. Nesta quarta-feira também estava prevista a chegada da seleção brasileira de conjunto, medalha de bronze no conjunto de arco e fita na Copa do Mundo da Bielorrússia. A equipe, que deveria desembargar na terça-feira, no aeroporto de Cascavel, não conseguiu descer, o mesmo ocorrendo na quarta, quando foi feita nova tentativa. A seleção de conjunto, que tem entre as suas atletas a ginasta Mayra Gmach, de Toledo, seguiu na terça-feira à noite para Curitiba, fez nova tentativa sem sucesso de desembarcar na quarta em Cascavel e seguiu para Foz do Iguaçu, vindo de carro para Toledo. A equipe chegaria no final da tarde e tinha treino marcado no Centro Olímpico Arnoldo Bohnnen.
A secretária técnica da Confederação Brasileira de Ginástica, Mércia Guimarães, chegou na terça-feira à noite em Toledo e nesta quarta tomava pé dos últimos detalhes para a competição. Ela acredita no sucesso do evento, que reúne os melhores atletas do país, entre eles diversos integrantes da seleção brasileira. Segundo ela, o Troféu Brasil sempre é um evento muito bonito, por reunir o que tem melhor nas três modalidades – ginástica artística feminina, ginástica artística masculina e ginástica rítmica – e serve também para avaliação pelos técnicos, visando a formação da seleção brasileira.
Ao todo, entre comissão técnica e atletas estão inscritos 127 participantes. “Devemos ter algumas desistências entre os inscritos, mas isso é natural. A confirmação final dos atletas ocorre nesta quinta-feira, durante o congresso técnico, marcado para às 20h, no auditório da prefeitura de Toledo".
Programação
A programação do Troféu Brasil começa nesta quinta-feira, com os treinos oficiais. Na sexta-feira à tarde serão realizadas as disputas de Ginástica Rítmica, que continuam no sábado à tarde. As atletas serão divididas em dois grupos. As competições de Ginástica Artística Feminina e de Ginástica Artística Masculina serão no sábado pela manhã. No domingo será realizada a I etapa do Circuito Caixa, com os oitos melhores em cada modalidade.
A abertura oficial da competição, com o desfile das delegações, apresentações artísticas e pronunciamento das autoridades será na sexta-feira, às 19h30, no ginásio Alcides Pan. Além de ver os atletas, o público terá a oportunidade de acompanhar uma apresentação especial. Com danças e coreografias, reunindo cerca de 100 participantes, será contada a lenda da Gralha Azul e mostrada as etnias que colonizaram o Paraná.
Em todos os dias, o acesso ao ginásio de esportes Alcides Pan é livre.
Texto:Assessoria de Comunicação/Associação Toledana de GR/Eliane Torres