O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, foi informado que a Operação Ágata 7 acontece em toda fronteira do Brasil, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul. “As operações são realizadas em até 100 quilômetros das fronteiras secas e nos rios na Amazônia”. O Major Henrique Reis Aguiar frisa que o objetivo é combater crimes transfronteiriços e serve também como treinamento para os grandes eventos que irão acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. O Major Eduardo Teixeira lembra que existe uma intenção da presidente da República, Dilma Roussef, quer que ocorram ações envolvendo as diversas agências de segurança como as Polícias militar, civil e federal.
Outro assunto comentado na reunião foram as Ações Cívico-Sociais (ACISO), organizadas pelo Exército, com o intuito de oferecer assistência e auxílio a comunidades, desenvolvendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos, no país ou no exterior. Na ocasião, os militares apresentaram todo o funcionamento da ACISO e a possibilidade de diversas ações que podem ser integradas as datas e definiram as datas e locais onde serão realizadas as ações.
Ao final, Beto Lunitti solicita que um canal de contato entre a administração municipal e o Exército permaneça aberto. “Temos muitas demandas e os militares têm o respeito dos cidadãos. Problemas, como da dengue por exemplo, poderiam ser combatidos de forma conjunta”. O prefeito foi informado pelo Major Aguiar que, respeitando a hierarquia militar e as determinações do comando, algumas parcerias podem ser firmadas.
Cronograma das Aciso´s
As Aciso´s iniciam neste domingo (26) no Centro de Revitalização (CERTI) da Vila Pioneiro; na terça-feira (28.05) no Ginásio de Esportes Lauri José Simon – Jardim Panorama; na quinta-feira (30.05) no Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli – Jardim Europa, e na terça-feira (04.06) no Centro da Juventude Marina Luiza Borstel no Jardim Coopagro. Em todos os dias os serviços ocorreram entre às 8h e às 17h. O principal foco é realizar atendimentos voltados à saúde e responsabilidade cívica, porém, a administração municipal irá aproveitar o momento para ofertar diversos serviços à população.
Da Assessoria - Toledo