O prefeito, Beto Lunitti, afirma que política para esta área tem privilegiado ações que incidam diretamente no fortalecimento da atenção básica e saúde da família. Ele salienta que o governo tem feito um esforço desde o início da gestão para avançar na qualidade do atendimento na área da saúde. “Com relação aos novos profissionais temos a certeza de que a saúde pública de Toledo somente será resolutiva a partir do momento em que o Município avançar na questão dos médicos saúde na família”.
O gestor destaca que a política pública de saúde é “o norte” do governo neste ano. “Temos prioridade absoluta em melhorar a saúde no município e, por isso, estamos nos empenhando para reorganizar o sistema, buscar recursos, contratar mais médicos e agentes comunitários de saúde e fortalecer a atenção básica para darmos conta não só do atendimento nas unidades de saúde e mini hospital, mas também oferecer saúde preventiva a nossa população”.
O secretário de saúde, Edson Simionato, informa que o chamamento é para três profissionais médicos para atuar em equipes de Estratégia de Saúde da Família. “Foram chamados 3 médicos t-8 que irão cumprir carga horária de 40 horas semanais e 2 médicos t-4 com carga horária de 20 horas semanais”.
Simionato disse que um médico t-8 será alocado na Equipe de Estratégia de Saúde da Família do Jardim Europa. “Essa equipe estava sem médico desde o mês de junho de 2012 quando o profissional pediu exoneração, agora vamos resolver essa questão também”.
Ele explica que os outros dois profissionais com carga horária de 40 horas semanais serão alocados no Panorama para a implantação de ESF no bairro, conforme autorização do Ministério da Saúde. Os dois médicos t-4 serão alocados no Núcleo Integrado de Saúde DR. Jorge Nunes (Mini- Hospital).
O secretário lembra que foram realizados três chamamentos nas últimas semanas, mas dois profissionais não tinham a residência em médico da família. “Por isso, estamos chamando os que estão na fila de espera. Se der negativa vamos voltar a chamar. Vamos ter ao final deste ano duas novas equipes implantadas e estamos trabalhando para que tenhamos no Santa Clara mais duas e no Jardim Concórdia mais uma equipe funcionando ainda neste ano que é a nossa meta”.
Simionato enfatiza que a saúde de Toledo somente será resolutiva a partir do momento em que o Município avançar no processo dos médicos saúde na família.
Da Assessoria