O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - estuda a possibilidade de uma parceria com a empresa Ourofino Agronegócios para aumentar sua capacidade de envase da vacina antirrábica de uso veterinário para atender a demanda do Ministério da Saúde.
“Essa parceria nos permitirá passar da atual produção de 10 milhões de doses para 20 milhões, já a partir de 2014, podendo chegar até 30 milhões de doses”, explica Julio Salomão, diretor Bioindustrial do Tecpar.
A parceria prevê que o Tecpar enviará antígenos da Rhabdocell – Vacina Antirrábica Inativada para Cães e Gatos - para a Ourofino em um container (bulk) para que a empresa finalize o processo de envase, que será submetido ao Ministério da Agricultura, responsável pelo controle de imunobiológicos. Essa terceirização do envase vai permitir, segundo Salomão, que o Tecpar reorganize sua área de produção.
“Esse contrato com a Ourofino representará um salto de qualidade, porque possibilitará ao instituto a reorganização de sua planta de produção. Estamos adquirindo novos equipamentos da Itália para a produção de água (WFI – water for injection) e vapor. Vamos investir na reforma e ampliação da área de produção e, ao mesmo tempo, resolver esse gargalo atual da capacidade de envase e atender a solicitação do ministério para as campanhas nacionais de vacinação“, explica o diretor do Tecpar.
Da AE Notícias