1144x150 %284%29

GERAL

Sebrae promove encontros para lançamento de programa focado na qualidade

Empresários de Toledo, Cascavel e Foz conhecem, neste mês, Programa Sebrae Gestão da Qualidade; objetivo é estimular novos de hábitos de gestão com foco na busca pela excelência em qualidade.

19/02/2011 - 08:15


A partir deste mês, novas turmas do Programa Sebrae Gestão da Qualidade (PSGQ) serão formadas na região oeste do Paraná. Desenvolvido pelo Sebrae, com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Programa tem como foco na gestão da qualidade. Toledo foi a primeira cidade a receber o lançamento do Programa, na última terça-feira, dia 15, durante um café da manhã realizado no escritório da entidade no município. O próximo encontro de apresentação está marcado para a próxima terça-feira, dia 22, em Cascavel, a partir das 7h30, também com um café da manhã. Já empresários de Foz do Iguaçu terão a oportunidade de conhecer o PSGQ durante coquetel, às 19h30, do próximo dia 24.
Somente no oeste, o Programa já auxiliou centenas de empresários de micro e pequenas empresas a gerenciarem seus negócios com excelência, nos mais variados segmentos. Até o ano passado, mais de 270 empresas concluíram o PSGQ, que tem como objetivo principal estimular a mudança de hábitos de gestão, com foco na busca pela excelência em qualidade e melhoria dos resultados das empresas. “O Programa é intenso, com duração média de dez meses e soma mais de 120 horas, entre treinamentos em grupo e consultorias individuais. É, sem dúvida, um marco na trajetória empresarial dos participantes”, salienta a consultora do Sebrae/PR em Cascavel, Kellen Oliveira.
Foi o que aconteceu com o proprietário de loja de materiais de construção em Toledo, que participou do PSGQ em 2010, Paulo Luiz Brixner. Segundo ele, o tempo dedicado ao Programa vale a pena e já trouxe bons resultados quanto à organização da empresa, dos processos internos e do atendimento ao cliente.
“Somente com a implantação dos processos dos 5S (do idioma japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que pode ser traduzido em: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), um dos módulos do Programa, tivemos ótimos resultados que foram percebidos tanto pelos clientes quanto pelos nossos funcionários. Organizamos a loja, limpamos todos os departamentos e demos uma nova ‘cara’ para a empresa”, lembra Brixner.
Os eventos de lançamento, complementa a consultora do Sebrae/PR, são bastante dinâmicos e interativos. “O PSGQ é uma das soluções que compõem o Programa Sebrae Mais, que consiste em capacitações e treinamentos para empresas avançadas. Assim, os empresários interessados conhecerão os programas e ainda terão a oportunidade de assistir a uma palestra sobre qualidade, enquanto tomam o café da manhã ou coquetel oferecido pelo Sebrae/PR.” Kellen Oliveira acrescenta, ainda, que a adesão ao evento de lançamento é gratuita e basta que o empresário confirme presença até o dia
anterior aos lançamentos que acontecerão nos escritórios regionais do Sebrae/PR em Cascavel e Foz do Iguaçu.
“Fazer a gestão da qualidade é fundamental para que uma empresa permaneça competitiva no mercado. Aprendendo a desenvolver processos gerenciais com foco na qualidade, além de garantir que o produto ou serviço atendam as especificações e necessidades do cliente, quem mais ganha é a empresa, que consegue diminuir desperdícios e aumentar o lucro nos negócios. Já ao empresário, a implantação de um programa de qualidade proporciona uma visão sistêmica da sua empresa, permitindo orientá-la para resultados e alinhar sua atuação com conceitos e práticas reconhecidas  mundialmente”, enfatiza a consultora.
Na avaliação da diretora do Colégio Alfa Intentus, Doracilde Naomi Noguti de Oliveira, que fez parte da primeira turma do PSGQ em Toledo, os ensinamentos adquiridos com o Programa puderam ser repassados até mesmo para os alunos da instituição. “Além de passarmos a visualizar a escola como uma empresa, aplicando a sistemática de gestão empresarial, conseguimos solidificar algumas práticas que já aconteciam na escola, como a preocupação com higiene e meio ambiente. E esse trabalho pode ser realizado por todos, inclusive com nossos 300 alunos, desde a educação infantil até o ensino médio.”
Para quem tiver interesse em conhecer outros casos de sucesso do PSGQ, pode entrar em contato com os escritórios do Sebrae/PR mais próximos.

Inscrições
 Após a participação nos eventos de lançamento, os empresários já poderão preencher uma ficha de interesse de adesão ao Programa. Entretanto, afirma Kellen Oliveira, do Sebrae/PR, para efetivar a inscrição, os empresários interessados passarão por uma entrevista que irá analisar o perfil da empresa e se a mesma está preparada para o Programa. “A intenção é que, num primeiro momento, os empresários conheçam o Programa. Na sequência, as empresas serão avaliadas para ver se encaixam no perfil, se contam com estruturas gerenciais e operacionais já desenvolvidas, ou seja, têm
controles de gestão, mas buscam uma consolidação no mercado”, explica.
A previsão é que, em março, aconteçam os primeiros encontros das novas turmas do PSGQ. Em Cascavel, será a sexta turma do Programa, e em Toledo e Foz do Iguaçu, a terceira. Mais informações e confirmação de presença para os lançamentos podem ser feitas diretamente nos escritórios da entidade. Em Cascavel, a sede fica na Avenida Presidente Tancredo Neves, 1.262, e o telefone é o (45) 3321-7050. Em Foz do Iguaçu, está localizado na Rua das Guianas, 151, e atende no telefone (45) 3522-3312.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29