Buscando combater a evolução do tráfico de drogas e suas consequências, uma investigação – coordenada pelo delegado chefe da 20ª SDP, Donizete Botelho – teve início há quatro meses em Toledo, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A Operação Liberdade começou muito antes do sol apontar no céu, nesta quinta-feira, dia 23 de maio.
Às 5h, os policiais das subdivisões de Toledo, Cascavel, Umuarama e dos núcleos da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) se concentraram no auditório da Unipar para receberem as últimas orientações sobre os procedimentos a serem adotados na Operação. Na ocasião, os policiais foram divididos em equipes. O delegado chefe, Antonio Donizete Botelho, explica que os grupos foram divididos de maneira que pelos menos um integrante fosse de Toledo para facilitar o acesso aos alvos. Por volta das 6h30, as equipes partiram para os endereços.
Botelho relata que os policiais civis cumpriram 26 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão e três mandados apenas de busca e apreensão contra traficantes da região. Durante o cumprimento dos mandados, mais cinco traficantes foram presos em flagrante.
Dos 29 presos nesta operação seis são mulheres, dois são lutadores de MMA e um é profissional da imprensa. O delegado garante que estas pessoas irão continuar presas na 20ª SDP e estão à disposição da justiça. “Todos os presos tinham envolvimento direto com o tráfico de drogas e as provas contra todos são fortes, a ponto que a justiça nos atendeu e expediu os mandatos de prisão preventiva”.
Além das prisões, Botelho destaca que os policiais apreenderam uma balança de precisão, sete veículos, um notebook, 50 celulares, maconha, cocaína e R$ 11,7 mil em dinheiro proveniente do tráfico de drogas. “Ainda não é possível dimensionar o movimento de recursos financeiros provenientes do tráfico de drogas. Mas posso afirmar que os valores são elevados”.
Na oportunidade, o delegado salienta que a operação terá continuidade. “As investigações continuam e esperamos que nos próximos dias novas prisões sejam realizadas. Um dos nossos objetivos é tirar de circulação pessoas que possuam envolvimento com o narcotráfico ou o tráfico de drogas ilícitas. Assim, automaticamente, é possível reduzir o número de outros tipos de crimes, pois há uma conexão forte entre tráfico de drogas e homicídio, furto e roubo”.
Operação Liberdade
No último dia 27 de abril, a 20ª SDP participou da terceira etapa estadual da Operação Liberdade, que prendeu 415 traficantes em todo Paraná em apenas um dia. Na ocasião, os policiais de Toledo e região prenderam 12 traficantes e aprenderam três armas de fogo.
Lista dos presos
1. FERNANDO AUGUSTO COITINHO
2. SIDINÉIA APARECIDA DA FONSECA
3. CARLA VANCELLI DIAS
4. THYAGO HENRIQUE ALVES
5. ALAN DA SILVA ROSA
6. SIDINEI FERREIRA
7. FABIOLA GUESSER
8. SILVANO ANTONIO CESARIO
9. ALEXANDRO SOUZA DE LIMA
10. ANDERSON SOUZA BRANDÃO
11. JONATAS BEZERRA FURUKAWA
12. CLAUDIMAR PEREIRA DA SILVA
13. JOAS BEZERRA FURUKAWA
14. HAYDEN DOS SANTOS BATISTA
15. TIAGO BATISTA COSTA
16. KLIDSON FARIAS DE ABREU
17. DIRCEU LUIZ PAREDES
18. ALEXSANDER MALVESTIO AURELIANO
19. ISRAEL LUIZ DE SOUZA
20. MARCO AURÉLIO RIBEIRO POLICARPO DA SILVA
21. FERNANDO KNORST
22. MARCIA BOMBACHINI EUGENIO DA SILVA
23. ADRIANO DA CRUZ MARTINS
24. MARCOS LEVANDOSKI
25. UIVERSON ZORNITTA CONSTANTINO
26. DEYVID WILLIAN KASSBURG
27. CESAR DOS SANTOS NASCIMENTO
28. ANDRÉIA CRISTINA DE SOUZA REIS
29. KAROLINE VILALVA
Com informações da Secretaria da Segurança Pública - Polícia Civil do Paraná (www.policiacivil.pr.gov.br)