Nos dias 27 e 28 próximo acontece o encontro “Estratégias de Inovação para o Estado do Paraná” e a Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades (Inovatec) na cidade de Cascavel. O evento ocorrerá na Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec) do município de Cascavel e é organizado pela Associação Paranaense das Instituições do Ensino Superior Público (Apiesp), pela Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação (Reparte), com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
O evento vai reunir reitores das universidades públicas do Paraná, a Fundação Araucária, representantes da SETI e de todas as incubadoras do Paraná. O objetivo é fortalecer a interação entre universidade e a comunidade empresarial, buscando mostrar a importância social, econômica e educacional para as universidades, visando estimular ainda mais as cooperativas de pesquisas, divulgação do conhecimento e disseminação da cultura de inovação no Estado do Paraná.
Segundo o diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues pretende-se apresentar aos reitores qual o melhor sistema administrativo para uma agência de inovação incubadora. “A Unicentro apresentará sua incubadora chamada Integ as empresas incubadas, e as estratégias utilizadas no funcionamento da organização. Mostrando principalmente como o apoio de uma universidade facilita a administração de uma incubadora. Além disso, será apresentado a Novatec, suas produções e o impacto destas ações na universidade e na comunidade”, declara Paulo.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) está cadastrando pesquisadores interessados em divulgarem os resultados e pesquisas ou a estrutura disponível para parcerias com a comunidade externa. A divulgação dos trabalhos será através de oito workshops paralelos em diferentes áreas temáticas.
Para o reitor da Unicentro e presidente da Apiesp, professor Aldo Nelson Bona, o encontro é de extrema importância para o atual momento vivido pelas instituições de ensino superior. “Um evento desse porte e com uma programação pensada para abranger a ciência, a tecnologia e a inovação, vem somar às discussões e iniciativas para impulsionar ainda mais o desenvolvimento dessas áreas que estão em plena expansão”, avaliou.
A Fundação para Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec) terá grande participação, pois além de oferecer a estrutura para a realização do evento nas dependências da Agrotec, não tem medido esforços para que a programação atenda as expectativas dos participantes. Com a divulgação do evento e articulação com a Associação Comercial Industrial de Cascavel (ACIC); Associação de Micro e Pequenas Empresas de Cascavel (AMIC); Fundação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel (Semdec); Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro); Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Oeste do Paraná (Iguassu – IT) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon), tem despertado interesse na comunidade empresarial, tanto em Cascavel como em outro municípios da região.
A Agrotec, local do evento é voltada para o setor agrícola e fica localizada na BR 277, KM 573, a 500 metros do trevo São João, em Cascavel-PR.
Programação
Iniciando a 13h00 no dia 27 as inscrições e credenciamentos, seguido abertura do evento as 14h00 , com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, do coordenador geral da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), Luiz Cézar Kawano, do presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman, do presidente da Reparte, Justino Fontenelle e de reitores da instituições de ensino superior do Paraná.
Na sequência, haverá a conferência de abertura, intitulada “Modelos de programas de fomento ao empreendedorismo e à inovação em universidades”, ministrada editor responsável do Conselho Editorial da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Joséaldo Tonholo. Encerrando os trabalhos do primeiro dia, o professor Aldo Bona, coordenará a sessão “Sustentabilidade Financeira das Incubadoras e Nits das Universidades do Paraná”.
No segundo dia (28), as 9h00 a palestra “Parques Tecnológicos” será ministrada pelo secretário da SETI, Alípio Santos Leal Neto e as 10h00 um coffee break. As 10h15 inicia a sessão “ Modelos de Estruturas/Sistemas de Inovação das Universidades do Paraná” com mesa de discussão e apresentações. A pausa para o almoço será feita ao 12h30 e o retorno as 13h30 novamente com as mesas redondas e apresentações. As 16h00 haverá um coffee break e as 16h15 será redigido um documento com diretivas para uma política de apoio às estruturas de fomento a inovação e empreendedorismo, com coordenação de Nádina Aparecida Moreno, encerrando após isso o evento.
Programação exclusiva da Inovatec
A programação do evento conta com apresentações e mesas de discussões. O credenciamento será feito das 8h00 as 8h30, após isso será feita a abertura do evento. As 9h00 a sessão “Inovação: O Imperativo para Competitividade com Sustentabilidade” será ministrada por Filipe Miguel Cassapo.
A partir das 10h30 iniciarão algumas palestras:
Lei de Inovação – Julio Felix, diretor- presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
Tecnova – Edital de subvenção da Finep
Parque Tecnológico Virtual – Amandine Molin, Tecpar
Lei do Bem – Enelvo Martinelli, Senai / FIEP – PR
Das 12h30 as 14h00 será o horário para o almoço e após isso inicia o Workshop Tecnológico que abrange oito áreas diferentes – Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde, Tecnologia de Alimentos, Construção Civil e Metal Mecânica, Energia Renovável, Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Cadeia Agroindustrial. Após isso será feito o encerramento do evento
Da Assessoria