Empresários e empreendedores de Toledo e de cidades vizinhas terão nova oportunidade de participar do Empretec. Referência em mais de 30 países, o seminário é reconhecido por transformar a visão e o comportamento empresarial dos participantes. O Empretec faz parte do Sebrae Mais - Programa Sebrae para Empresas Avançadas, e será apresentado em Toledo no dia 13 de junho, às 19h30, no escritório da entidade no município.
A consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner França, explica que o Empretec é oferecido apenas uma vez ao ano na cidade e que as vagas para a composição da turma são limitadas. "Depois de inscritos, os interessados são encaminhados para uma entrevista individual e só a partir de então, a turma é formada. Assim, a palestra de apresentação serve para que os interessados conheçam bem o funcionamento do programa e identifiquem-se realmente em participar", afirma.
As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser feitas até o próximo dia 7 no escritório da entidade em Toledo ou confirmadas pelo telefone (45) 3252-0631. "A palestra é de 'sensibilização' e tem duração aproximada de uma hora. Lá, explicaremos sobre as entrevistas individuais, que serão feitas de 24 a 28 de junho; sobre as características do empreendedor que fundamental o seminário; além do Empretec, em si, que está marcado para acontecer de 15 a 20 de julho", destaca a consultora.
Todas as etapas são importantes, complementa Deborah França, já que o seminário é considerado de imersão total. "No Empretec, são seis dias seguidos, com uma carga horária que vai das 8 às 18 horas. É uma capacitação intensa e que vai exigir disciplina e dedicação total. É um seminário intenso que ajuda no desenvolvimento das habilidades pessoais e, por conseguinte, no desempenho empresarial dos participantes."
Para participar do Empretec, os empresários interessados terão de candidatar-se ao seminário e marcar entrevistas individuais com profissionais capacitados pelo Sebrae/PR. O cuidado ao selecionar as turmas é para que haja homogeneidade e que todos estejam num mesmo perfil empreendedor. "Por isso, a palestra de lançamento é de suma importância, pois o empresário poderá perceber se o Empretec se encaixa naquilo que ele deseja realmente", adverte Deborah França.
Despertar
Roberta Cividini Lopes dos Santos, fisioterapeuta, e João Paulo da Igreja, engenheiro de controle e automação, ambos de Toledo, foram dois dos integrantes da turma de 2012 do Empretec na cidade. Os "empretecos", forma com que são chamados depois de concluírem o treinamento, enfatizam sobre o reconhecimento das características empreendedoras durante os encontros.
"O Empretec estimula os participantes a visualizar em si as dez características do empreendedor, ajudando a definir o que precisa ser melhorado", observa a consultora do Sebrae/PR. No caso de Roberta, que já havia feito outras capacitações do Sebrae/PR, o Empretec ajudou a "colocar a casa em ordem" e enxergar, dentro dela mesma, quais eram seus pontos fortes e fracos.
"Descobri que tinha dificuldade para estabelecer minha metas e ser mais ousada nas minhas projeções. O Empretec foi muito importante, pois percebi que eu tinha uma capacidade maior do que aquela que eu imaginava, um potencial maior que eu não estava aproveitando. Outro detalhe interessante é que mudando nosso perfil pessoal, nossa maneira de lidar no trabalho também muda e, assim, minha empresa melhorou em ambiente de trabalho e em relacionamento", conta.
Para o engenheiro João Paulo, o despertar durante a semana em que ficou totalmente "imerso"no Empretec vai refletir nas decisões para toda a vida. "Sobretudo, o que chamou atenção foi o método com que o Empretec funciona. Você fica totalmente focado no treinamento, durante uma semana toda, e a você mesmo, as suas atitudes e valores. E isso choca, pois não fazemos com tanta frequência. Entretanto, o resultado é muito positivo, é vivencial e valeu muito a pena", considera o empreteco.
Sucesso
Pesquisa realizada pelo Instituto Ver, a pedido do Sebrae Nacional, identificou que o Empretec contribui para que os participantes tenham uma propensão maior em tornarem-se empreendedores, mesmo não sendo empresários. Os dados mostraram que, aproximadamente 88% dos participantes apresentaram maior nível de empregabilidade. O perfil traçado também revelou que pouco mais da metade deles têm o ensino superior e que 19% são pós-graduados.
Na pesquisa, 80% dos entrevistados que já são empresários declararam que o Empretec contribuiu na ampliação do faturamento e aumento de lucros em seu negócio. Além disso, 73% dos empresários participantes apresentaram melhorias no preparo de metas, planos e projetos, bem como na identificação de novas oportunidades de negócios.
A informalidade também perdeu espaço com o Empretec. Dos participantes, 87% eram formalizados, sendo que, após o seminário, o percentual de empresários que legalizaram seus negócios pulou para 94%.
Da Assessoria