Img 3650

CIÊNCIA

Ministra da Pesca tem audiência com vereador e pesquisadores da Unioeste, sobre enlatado de peixe

Depois de quase uma semana em Brasília, o vereador Adriano Remonti  (PT) visitou a redação da Casa de Notícias. Comentou sobre as atividades do curso em gestão pública que ele e os colegas Ademar Dorfschmdt (PMDB), João Martins (PDT) e Paulo dos Santos (PT) participaram. Os vereadores também fizeram contatos com deputados da Câmara Federal que obtiveram apoio em Toledo. Segundo Remonti, ele intermediou dois Projetos encaminhados pela Unioeste, um que deve trazer mais de R$ 450 mil para estrutura e outro que viabiliza recursos para o processamento de peixe enlatado para merenda escolar. Neste, Remonti agendou uma audiência com a Ministra de Estado da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti.

19/02/2011 - 13:01


O vereador Adriano Remonti comentou que, até entende o processo de desconfiança com que as pessoas olham para os cursos, temendo que sejam fraudes. Ele disse acreditar que até existe este tipo de curso, onde as pessoas não aproveitam o programa previsto, mas ele e os colegas aproveitaram o curso e aumentaram seus conhecimentos. “Não é o nosso caso, a Câmara Municipal de Toledo é bastante exigente quanto a isso, e nós fomos a Brasília para aprender, trocar experiências e fazer contatos com os parlamentares na Câmara e no Senado, e também nos ministérios”.

Entre os temas abordados no curso, Remonti relata que esteve em debate o planejamento urbano, o IPTU progressivo, coleta de lixo e regimento interno. “O IPTU progressivo é um planejamento de até 10 anos na recuperação dos preços venais, para não ocorrer o que houve aqui em Toledo, onde a atualização venal foi feita de uma vez só, dando um grande impacto econômico e social”.

Horário de minoria

Quanto ao regimento interno das Câmaras o vereador relata a experiência trocada com parlamentares de municípios menores que Toledo, e garantem o horário de minoria. Um tempo para ocupar a tribuna e o líder falar em nome do grupo de menor representação. “Aqui em Toledo não temos o horário da minoria. Observamos no relato dos vereadores de municípios menores que o nosso, que é uma experiência positiva. Assim como temos o horário de liderança do governo vemos que é possível ter o horário de minoria e esta é uma proposta que estaremos conversando com o presidente da Câmara, Adelar Holsbach”.

 

Viabilização de recursos

Segundo Remonti cada vereador, que foi a Brasília, procurou o deputado, o qual fez campanha, para discutir questões do município. Ele acompanhou o deputado federal, Zeca Dirceu, o qual intermediou contatos nos ministérios para encaminhamento de demandas da cidade. “Levei a Brasília um Projeto da Unioeste que já tinha sido protocolado no Siconv – Portal de Convênios do Governo Federal, que solicitava recursos para a estrutura de um laboratório, e que até o momento, não sabíamos o porquê os recursos não estavam liberados. Lá chegando fui informado que o Projeto era excelente e deverá ser financiado, mas precisa de algumas adequações que, estaremos providenciando. Só ai serão R$ 450 mil, para uma Universidade da nossa cidade”.

Outra proposta de projeto, que o vereador Adriano Remonti levou, também é da Unioeste, se refere ao enlatamento de peixe para a merenda escolar. “Quando apresentamos esta proposta no Ministério da Pesca eles ficaram encantados e pediram para desenvolvermos o projeto. Já marcamos uma audiência com a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, para os próximos dias, eu vou acompanhar os pesquisadores da Unioeste”.

Adriano Remonti, falou também sobre o escritório da Pesca em Toledo e da votação do salário mínimo no Congresso Nacional, a qual ele e os demais vereadores acompanharam. Você pode acompanhar a entrevista completa, em vídeo aqui na Casa de Notícias.   

 

Por Selma Becker

 

Sem nome %281144 x 250 px%29