1144x150 %284%29

GERAL

Pastoral da Criança realiza assembleia estadual em Toledo

Será realizada de 19 a 21 de outubro, no Instituto João Paulo II, em Toledo, a assembléia estadual de dirigentes da Pastoral da Criança. Representantes de todo o estado estarão em Toledo neste período participando de diversas atividades e reflexões. A programação começa ao meio dia, no dia 19, com um almoço reunindo todos os participantes.

13/10/2010 - 08:22


As atividades prosseguem com palestras sobre auto-estima e espiritualidade além de troca de experiências entre os participantes, apresentação do plano de ações para 2011 e eventos culturais. No dia 20, às 11h, será realizada uma celebração com a presença do bispo Dom Francisco Bach e padres da diocese de Toledo.

Ao todo, segundo a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria Bartmanozicz, representantes de 22 dioceses estarão participando do evento em Toledo, totalizando cerca de 40 participantes, que permanecerão alojados no Instituto João Paulo II, durante todo o período. A Pastoral da Criança atua no atendimento às crianças e no acompanhamento das famílias através de visitas domiciliares, celebração da vida e reuniões de reflexão. São realizados encontros de mães quando é feita a pesagem das crianças, palestras preventivas e orientações sobre os cuidados para garantir um crescimento mais sadio. Durante as reuniões de reflexão, o enfoque é ecumênico, contribuindo assim para a formação cristã das famílias.

Da diocese de Toledo são 12.660 famílias atendidas, abrangendo 19 municípios e um total de 32 paróquias. A preocupação da Pastoral da Criança, descreve Maria, é com a nutrição, mas também com a educação e cidadania (visando alimentar o corpo e a alma). Todos os participantes são voluntários e recebem antes uma capacitação, com um total de 42 horas, e repasse de materiais para estudos, entre eles o guia do líder. Na diocese, explica ela, são 2 mil voluntários atuando no atendimento de 14.560 crianças de zero a seis anos de idade e gestantes.

 

Da Assessoria

 

Sem nome %281144 x 250 px%29