Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Beto Lunitti anuncia reforma na Escola Municipal Carlos Friedrich

O gestor anunciou a abertura da licitação para a reforma da cobertura da unidade educacional.

29/05/2013 - 15:56


As infiltrações acontecem em diversos locais e a Escola Municipal Shirley Lorandi, na região central, e o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Ângela Neolete Wessel, no Jardim Pancera, já estão com processos licitatórios em andamento para a realização do mesmo procedimento. O evento contou com a presença da secretária de Educação de Toledo, Tania Elisete de Grandi, da diretora da escola, Marlize Justina Miquelon, e demais servidores municipais.
De acordo com Marlize Miquelon, uma ala inteira do prédio, a sala dos professores e uma sala de aula apresentam goteiras. “Durante os dias chuvosos temos muita dificuldade para acomodar as crianças. Os professores precisam mudar os alunos de lugar e isso gera desconforto”. Outro ponto lembrado pela diretora é que a escola atende algumas turmas em tempo integral e um dos espaços é usado para atividades no segundo turno de permanência no local. “Neste regime, os estudantes precisam ser atendidos de forma diferenciada e o espaço é comprometido. Não existe a possibilidade de mantê-los o tempo todo dentro da sala de aula”.
Esta dificuldade também é visível em outros espaços. A secretária Tania de Grandi informou que no CMEI Diva Fontana, no Jardim Panorama, duas salas tiveram que ser fechadas durante a chuva da terça-feira (28). “Professores e crianças precisavam se abrigar da chuva que caia no interior do centro. Infelizmente, isso não permite que ações sejam desenvolvidas efetivamente”.  Tania ainda lembrou que durante o primeiro mês da atual gestão, os servidores fizeram um diagnóstico sobre as condições do local de trabalho e, a partir dos apontamentos, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) desenvolveu um cronograma de obras.
O planejamento vai atender todas as solicitações, entretanto, os casos mais graves serão resolvidos primeiro de acordo com o prefeito Beto Lunitti. “As demandas são muitas. Quase todas as escolas apresentam problemas em relação a estas infiltrações”. Além desta situação, Beto lembrou que as escolas e prédios públicos terão que oferecer acessibilidade e deverão ser ajustadas ao plano de prevenção de incêndio elaborados pelo Corpo de Bombeiros e esse compromisso, assumido em 2012, será cumprido pela atual gestão.
O prefeito comenta que o estado de conservação das escolas e centros de educação infantil gera desconforto para os professores. “Sei que vocês gostariam de estar desenvolvendo suas atividades pedagógicas, discutindo políticas de melhorias para a educação municipal e, neste momento, seus esforços estão concentrados em evitar que as crianças se molhem dentro das salas de aula. Isso muito nos incomoda”.

Conversa com os servidores
Durante o encontro com os servidores da educação da Escola Carlos Friedrich, Beto reafirma conhecer a realidade do quadro funcional da prefeitura. O prefeito lembra que direitos como a hora atividade, progressões por mérito e o vale-alimentação serão alinhados ao que foi apresentado no plano de governo da atual administração municipal. O chefe do executivo municipal explicou que o vale-alimentação concedido aos servidores da Câmara Municipal aconteceu devido à independência dos poderes e que hoje a casa de leis toledana, dentro do seu orçamento, conseguiu conceder aos seus colaboradores este valor financeiro.
Beto elogia o comprometimento de todos que compõe o quadro funcional da prefeitura em oferecer aos cidadãos um serviço de qualidade. “Nós buscamos, neste governo, a felicidade das pessoas. Por isso, investiremos em saúde, educação, assistência social, esporte e lazer. Vocês, pela grandeza do magistério, fazem parte deste contexto, porque pessoas bem instruídas, construírão um mundo melhor e mais justo”.

Novos professores
Neste início de ano, a prefeitura já realizou a contratação de 38 professores para a rede municipal de ensino. Na primeira convocação em 2013, foram chamados 40 professores e 27 assumiram. O segundo chamamento foi para quinze profissionais. Destes onze atenderam e serão empossados na próxima segunda-feira (03), totalizando 38 novos profissionais de educação no município. Agora, segundo a secretária Tania de Grandi, foram convocados mais quatro que deverão encaminhar sua documentação à prefeitura nos próximos dias. “Com estes chamamentos suprimos a falta de professores do quadro funcional da SMED”.

Da Assessoria

Anuncio gene 2