Segundo ele, as estagiárias trabalharão nos cadastros das famílias no CAD Único para programas sociais como Bolsa Família, Baixa Renda de Água e Luz, Auxílio Funeral e diversos outros programas sociais vinculados ao Cadastro Único. “São oito estagiárias, divididas em duplas que estarão auxiliando no período da tarde. Elas trabalharão nos quatro Centros de Assistência Social (CRAS) que se localizam no Jardim Europa, Jardim Coopagro, Panorama e aqui na Pioneiro”. Além das acadêmicas da Unioeste que serão contratadas até novembro, mais duas funcionárias já contratadas estão fazendo a capacitação.
Durante o treinamento, as estagiárias aprenderam como preencher os formulários de cadastro e como fazer o encaminhamento das famílias beneficiadas pelos programas. Neste último dia de atividades, elas utilizaram os computadores do Laboratório de Informática do CREAS I para se familiarizar com o sistema informatizado de cadastros. “Essas contratações vão auxiliar no atendimento das famílias para diminuir a espera e melhorar o serviço para a população”.
O gestor do CAD Único explica que a oportunidade para as acadêmicas surgiu com uma bolsa de estudos disponibilizada pelo Governo Federal, através de uma prova seletiva. Para a acadêmica da Unioeste e futura contratada do CRAS, Thais Aguiane Veiga Jianelo, será um grande aprendizado. “Além de ajudar as famílias, vou aprender na prática o que temos no teórico acadêmico. Vamos conviver com os assistentes sociais e ainda conhecer a realidade da questão social”.
Da Assessoria - Toledo