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GERAL

NRE busca integração com Municípios para a educação de jovens, adultos e idosos

Assumindo o compromisso de incentivar os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) a continuar os estudos depois de completar o ciclo de alfabetização, as Coordenações da EJA e do Programa Paraná Alfabetizado (PPA) do Núcleo Regional de Educação de Toledo estão agendado uma série de visitas às Secretarias Municipais de Educação (SMED), afim de promover uma parceria entre as administrações.

21/02/2011 - 15:26


A primeira visita aconteceu nesta segunda-feira (21), no município de Toledo. Participaram da reunião as Coordenadoras responsáveis pela EJA e pelo PPA no NRE Toledo, Simone Dietrichkeit Zucchi e Luciléia Sonni Albarello, bem como a Diretora do Departamento de Ensino, Eliana de Fátima Buzin, e a Coordenadora da EJA no município, Rosângela Aparecida Picini. “A integração entre a EJA do município e o Programa Paraná Alfabetizado é fundamental para dar continuidade aos estudos dos alfabetizandos”, comentou Luciléia Albarello, “Hoje temos 350 alfabetizandos em Toledo, que em breve poderão se matricular na EJA Fase I”.
 
EJA Fase I
Para a Coordenadora Rosângela Picini a administração municipal tem dado grande ênfase a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e, os alfabetizandos que ingressarem na EJA só tem a ganhar. “Todos os nossos professores são concursados, e além do currículo básico temos as disciplinas complementares, que são informática, arte, incentivo à leitura e educação física, o que proporciona uma formação para a cidadania dos alunos”, explica.
A EJA Fase I corresponde a formação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e é de responsabilidade da administração municipal. Em Toledo, funcionam 12 turmas que atendem a 185 alunos. “Ao término da Fase I, eles podem ingressar na Fase II, correspondente aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e ainda no Ensino Médio, estas últimas de responsabilidade da administração estadual”, explica a Coordenadora da EJA, Simone Zucchi.
 
Dificuldades
Entre as dificuldades apontadas pelos alfabetizandos do PPA para ingressar na EJA Fase I está o horário, pois a maior parte das turmas é noturna, e a distância, visto que nem todos os bairros tem turmas formadas. Mas as coordenadoras também identificam a falta de confiança como um dos obstáculos. “Muitos tem condições de progredir nos estudos, mas tem medo, acham que não conseguem, por isso é importante que os professores e alfabetizadores trabalhem isso, mostrem o quanto eles são capazes”, opina Eliane Buzin. Ela também informa que havendo demanda e espaço físico, há a possibilidade de abrir novas turmas, também no período diurno.As aulas da EJA Fase I já iniciaram, mas os interessados podem se matricular na Secretaria Municipal de Educação até o dia 16 de março.

 

Da Assessoria - NRE

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