1144x150 %284%29

SAÚDE

Água quente pode ser prejudicial para a saúde da pele

Segundo especialistas, durante a época mais fria do ano, é comum que os banhos sejam mais quentes e demorados.

04/06/2013 - 15:21


A queda da temperatura, aliada ao banho quente e a falta de hidratação da pele, são situações que colaboram para o aparecimento de doenças na pele. De acordo com o médico dermatologista, Orley Campagnolo, o exagero na temperatura utilizada para o banho e o excesso de tempo sob a água quente, faz com que a camada protetora da pele fique desgastada e fina. “Essa cobertura protetora denominada ‘manto lipídico’ é composta por gordura e tem a finalidade de reter moléculas de água e assim hidratar a pele, além de auxiliar na proteção contra fungos e bactérias”, observa. “Além de comprometer a função de proteção, esse ‘desengorduramento’ pelo excesso de água quente, sobretudo se associado ao ensaboamento exagerado, traz ressecamento à cútis e faz com que ela se torne opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação”, complementa o médico.

Doenças comuns
A aparição de placas vermelhas com escamas grossas nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo, caracteriza a doença chamada Psoríase. “Essa é uma doença multifatorial com influência genética, que se agrava com a diminuição da temperatura”, explica o dermatologista. Segundo Campagnolo, o ideal nesse caso, além do tratamento médico recomendado, é abusar do uso de hidratantes, antes mesmo do início da nova Estação.
Outras situações comuns no frio são as dermatites Atópica e Seborréica. A primeira ocorre em pessoas alérgicas, também com tendência à asma e rinite alérgica, as quais apresentam pele ressecada, com áreas avermelhadas, descamativas e que coçam muito. “O paciente que tem essa doença muitas vezes não consegue dormir, devido à coceira, o que resulta em lesões que podem abrir uma porta de entrada a bactérias e infecções da pele”, relata. Já no caso da Dermatite Seborréica, o excesso de oleosidade da pele e escamas brancas, untuosas e aderidas são suas características e a manifestação no couro cabeludo é frequente. “A doença piora diante do frio e em situações de fadiga e stress emocional”, comenta Campagnolo.
 
Cuidados
Optar pelo uso de protetor solar com hidratante, usar óleos corporais durante o banho e a manteiga de Cacau para os lábios, são atitudes que auxiliam na manutenção da saúde da pele no Inverno. O médico ressalta também que, no momento de secar as áreas de axilas, virilhas e pés, a atenção deve ser maior. “O cuidado deve ser redobrado porque são os principais locais em que ocorrem as infecções, sobretudo por fungos, devido à umidade”, finaliza.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29