1144x150 %284%29

POLÍTICA

O que rolou na Câmara de Vereadores

Confira alguns dos assuntos abordados no Poder Legislativo na segunda-feira, dia 03 de junho.

04/06/2013 - 19:02


Psiquiatria

No primeiro quadrimestre deste ano, a saúde mental de Toledo realizou 2.508 atendimentos em psiquiatria. O secretário de saúde de Toledo, Edson Simionato – durante a audiência pública – comentou que existe a necessidade de internamento de alguns pacientes. No entanto, Simionato lamenta que não há vagas nos hospitais credenciados da região e, atualmente, o Município não possui leitos hospitalares disponíveis.

Psiquiatria I
O vereador, Vagner Delábio, espantou-se com este dado apresentado por Simionato e disse que de acordo com as possibilidades da Secretaria os pacientes são encaminhados para outros locais. Delábio lembra que um hospital de Cascavel prestava este atendimento, porém encerrou esta atividade. Por sua vez, o hospital de Marechal Cândido Rondon (MCR) optou por reduzir os leitos. “É uma situação complicada. Atualmente, o único hospital que atende a demanda da região é MCR, mas muitas pessoas aguardam por uma vaga. Espero que o Estado contemple a região com este tipo de atendimento”.

Filhos
Outro dado que chamou a atenção do vereador, Vagner Delábio, é a idade das futuras mães. O relatório mostra que sete meninas menores ou com idade igual a 14 anos tornaram-se mães. “Que situação! Por isso, enfatizo a importância da formatação da Frente Parlamentar da Família e da Vida. É preciso ampliar o debate e, principalmente, conscientizar o papel de cada membro familiar. Espero em breve ter esta Frente em atuação”.

Otimismo
Otimista! Assim está o presidente da Comissão de Saúde, o vereador Marcos Zanetti, com relação a saúde da população. Segundo Zanetti, o secretário de saúde, Edson Simionato, não está medindo esforços para colocar nos eixos a saúde de Toledo. Zanetti ainda destaca alguns fatores positivos registrados no primeiro quadrimestre deste ano: aumento em mais de 20 mil consultas nas Unidades Básicas de Saúde; aumento no número de exames de câncer de colo de útero; aumento nos atendimentos de saúde bucal, entre outros. “Sabemos que diminuir o fluxo no mini-hospital significa economia e, principalmente, a promoção da saúde preventiva”.

Otimismo I
Outro fator destacado por Zanetti é o aumento de equipes do Programa Estratégia Saúde na Família. “O atual Plano de Governo prevê a implantação de até 30 equipes. Quanto mais equipes atuarem na cidade, receberemos mais recursos do Governo Federal”.

Osteoporose
Conforme informações da assessoria de imprensa de Toledo, a Secretaria de Saúde em parceria com a indústria farmacêutica Eli Lilly realiza de 10 a 14 de junho uma campanha preventiva a osteoporose. O objetivo é diagnosticar precocemente a osteoporose e definir o tratamento adequado. O vereador, Marcos Zanetti, parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde pela iniciativa deste trabalho. Mais informações http://www.casadenoticias.com.br/noticias/13999

Drogas x morte
O vereador, Reinaldo Rocha, lamentou a morte de mais um jovem no último final de semana. “Algumas informações indicam que este jovem perdeu a vida para as drogas. Uma família está de luta em função do envolvimento com drogas”.

Siate
Diariamente, o Corpo de Bombeiros atende diversas ocorrências de acidentes de trânsito em Toledo. O vereador, Reinaldo Rocha, acredita que o Município necessita de uma equipe do SIATE. “Hoje contamos com a atuação da equipe do Corpo de Bombeiros, porém não temos o Siate ou o médico a disposição. Os primeiros socorros fazem a diferença quando uma pessoa está entre a vida e a morte”. Rocha afirma que a implantação de uma equipe do Siate é uma bandeira de luta e um reforço na área de saúde.

Neuro
O líder de governo, Ademar Dorfschmidt, disse que quer ver o Estado resolver a situação de neurologista de Toledo. “Não pode acontecer de novo uma tragédia na cidade. É obrigação do Estado e, por isso, vamos cobrar uma atitude do Estado”.

Atendimento
Em seu pronunciamento, o vereador, Vagner Delábio, agradeceu a disponibilidade do secretário de saúde, Edson Simionato. Segundo Delábio, sempre que procurou o secretário para suprir alguma dúvida foi devidamente atendido.

Atendimento I
O vereador, Reinaldo Rocha, disse que uma cidadã o procurou e elogiou a atuação do secretário de saúde, Edson Simionato. Ela contou que necessitou de atendimento no mini-hospital e foi bem atendida. “Eu fiquei feliz com este comentário, porque diante das críticas, a Saúde tem realizado ações no intuito de melhorar o atendimento e a senhora teve a decência de elogiar o trabalho”.

Educação
A vereadora, Sueli Guerra, parabenizou a atual administração pela contratação de novos professores. Na segunda-feira (03), a Secretaria de Educação empossou mais 15 professores. “Geralmente, quando um professor aposentava-se a vaga ficava aberta e, por isso, muitas escolas apresentaram problemas de falta de profissionais. A Secretaria está optando por chamar um novo professor imediatamente. Desta forma, o trabalho educacional das escolas não será prejudicado”.

Enem
O vereador, Genivaldo Paes, informa que mais de 65% do total de inscritos no Enem estão isentos da taxa de inscrição. Segundo o Inep, 1.315.506 são concluintes de escolas públicas e 3.932.487 têm renda de até um salário mínimo e meio. “Tenho orgulho de ter estudado em escolas públicas. O Governo Federal tem incentivado a educação, basta o cidadão ter força de vontade, pois não adianta ficar em casa reclamando da vida”.

Meio Ambiente
Até domingo (09) acontece a Semana do Meio Ambiente em Toledo e o Programa Eco Tech – Coleta de Lixo Eletrônico, que tem como tema ‘Tecnologia e Juventude protegendo o Meio Ambiente’. A vereadora, Sueli Guerra, parabeniza as iniciativas. “Precisamos fazer a nossa parte com ações e não somente retaliações”.

Consórcio
Há 12 anos, o vereador, Tita Furlan, fez uma indicação do desenvolvimento de um Consórcio Intermunicipal para implantar uma usina de reciclagem e compostagem. Furlan lembra que em anos anterior, o ex-prefeito reuniu-se com os demais da região para discutir este assunto. Entretanto, não houve evolução.

Esporte
No último final de semana foi realizada a Copa Coamo em Toledo. De acordo com o vereador, Luis Johann, a ideia surgiu de um sonho de 79 agricultores que buscavam uma vida melhor para suas famílias há 20 anos. “Hoje é a realidade de milhares de pessoas que acreditam no cooperativismo e na força do trabalho em conjunto”. Ele acrescenta que a Copa Coamo se transformou na maior competição esportiva do País. “Mais de 25 mil pessoas, entre cooperados, familiares, diretoria e funcionários participam da competição. Em 2013, o evento comemora seus 20 anos, com previsão de reunir 500 equipes, em 7 regionais e a grande final no dia 18 de julho em Campo Mourão(PR)”.

Bicho feio!
O vereador, Reinaldo Rocha, disse que os jogos jurídicos - no último final de semana - foi: “Bicho feio! Até peças íntimas foram encontradas no Ginásio de Esportes. Indivíduos - que se diziam atletas - estavam nas ruas fazendo gestos obscenos. Quero crer que a intenção dos órgãos não foi causar este transtorno”.

Empresas
A instalação da empresa catarinense Gomes da Costa em Toledo gerou comentários na última sessão. O vereador, Valmor Loddi, reconhece que a empresa vai gerar novos empregos e impostos para a cidade. Mas, Loddi solicita que os empresários do Município sejam valorizados e lembrados. Ele relata que uma fábrica de cosméticos necessita de uma área de 2 mil metros quadrados para iniciar suas atividades na cidade. “Peço auxilio do líder de governo, Ademar Dorfschmidt, pois não queremos perder estas empresas para outros Municípios. São pequenas empresas que podem ampliar sua ação, basta darmos condições”.

Visibilidade
O líder de governo, o vereador, Ademar Dorfschmidt, afirma que o Município ganhou visibilidade nacional na área de aquicultura. “No histórico de Toledo, nunca a aquicultura teve este apoio da administração e neste governo foi dado o primeiro passo. Queremos incentivar as novas empresas”.

Apoio
Durante o seu pronunciamento, o vereador, Valmor Loddi, afirma que faz parte do Bloco Parlamentar e destaca que o Bloco tem a intenção de auxiliar no desenvolvimento de Toledo. “Nós precisamos de retorno daquilo que pedimos. Esta é a minha vontade”.

Apoio I
O líder de governo, o vereador Ademar Dorfschmidt, entende a preocupação de Loddi. Segundo Dorfschmidt, a Secretaria de Indústria e Comércio possui diversos pedidos de empresas que desejam estabelecer suas atividades no Município. “Precisamos apoiar o cidadão que reside em Toledo, mas também os que são de outras cidades”. Ele exemplifica que a maior empresa de caixa térmica do país pretende instalar-se em Toledo.

Apoio II
O vereador, Tita Furlan, afirma que o objetivo do Bloco não é prejudicar a atual administração. “Quem acaba sendo prejudicado é a população”.

Relatório
Na segunda-feira (03) – de acordo com as normas do Poder Legislativo - o líder de governo, o vereador Ademar Dorfschmidt, protocolou o relatório de sua última viagem. “Faço esta informação, pois alguns órgãos de imprensa atacam os vereadores, mas não dão o direito de defesa. Quando comentamos que vamos buscar conhecimento em outros locais somos sempre criticados. Fui vítima de um massacre de um órgão de imprensa referente a viagem a Belo Horizonte (MG). Durante 90 dias fui atacado e até agora não saiu nada”.

Relatório I
Dorfschmidt pretende na próxima sessão, dia 10 de junho, apresentar uma das palestras a população. “O evento foi produtivo e importante. O vereador vai à busca do conhecimento para dar um mandato melhor para o seu Município”.

População
A semana passada – de acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti – foi proveitosa. Diversas audiências públicas foram realizadas. Remonti destaca a participação da comunidade que sempre este presente para debater os diversos assuntos, como telefonia, saúde, avaliação das contas municipais, entre outras ações. “A partir desta gestão no Poder Legislativo ampliou-se o diálogo com a população”. No entanto, Remonti lamenta que muitas pessoas prefiram opinar sobre determinado assunto sem ter o total conhecimento.

Coerência
O vereador, Luis Fritzen, salienta que antes de ser oposição do atual governo busca manter a coerência em suas decisões. “Acredito que o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, deseja fazer o melhor para Toledo. Nunca ouvi o prefeito culpar o Schiavinato, ao contrário das pessoas que compõem a base”. Fritzen afirma que a prestação de contas do último quadrimestre do ano passado (assinada por Beto em fevereiro) se comparada com a prestação do primeiro quadrimestre deste ano mostra que a arrecadação aumentou em alguns pontos. “Não dá para ficar culpando a administração anterior por tudo”.

Coerência I
O líder de governo, o vereador Ademar Dorfschmidt, lembra que o Município está no limite prudencial de sua folha e o Tribunal de Contas – a partir deste ano - estabeleceu que alguns requisitos devem constar na folha do Município. Este é o caso da CAST.

Parecer
Na sessão do dia 29 de maio, o parecer nº77, do vereador Tita Furlan, foi rejeitado pela maioria dos vereadores. Furlan – em seu parecer – rejeitou o Projeto de Lei n39/2013, do vereador Rogério Massing, que isenta a cobrança de tarifa do Estacionamento Regulamentado (EstaR) aos aposentados de Toledo. Na sessão de segunda-feira (03), Furlan voltou a comentar o assunto. Ele afirma que o PL possui vícios de competência. Assim, os vereadores que aprovarem o projeto podem sofrer sansão por improbidade administrativa.

Parecer I
O vereador, Tita Furlan, relata que retirou diversos projetos de leis, porque o jurídico concedia parecer pela ilegalidade.

Presidente
Pela primeira vez, o vereador Luis Johann foi presidente da Câmara de Vereadores de Toledo por alguns minutos. O vereador, Adriano Remonti, disse que estava feliz com a nova presidência e respeitava o trabalho realizado por Johann. Da mesma forma, os demais vereadores cumprimentaram e comentaram sobre a atuação do vereador.

Visita
Neste mês, os vereadores de Toledo devem visitar as instalações da APAE. “É algo que ficará marcado na vida dos vereadores. É título do nosso total respeito”.

Participação
Na última sessão, o Poder Legislativo de Toledo contou com a presença de vereadores da Câmara do Município de Oro Verde do Oeste. Os edis de Toledo agradeceram a presença de todos.

Extraordinárias
Nesta quarta-feira (05), às 8h30 e nesta quinta-feira (06), às 10h, são realizadas duas sessões extraordinárias.

Ausência
Devido uma cirurgia no joelho, o vereador, Eudes Dallagnol, não participou da 18ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Toledo realizada na noite de segunda-feira (03). Ele justificou sua ausência aos colegas.

Receita
Em diversos eventos, o prefeito, Beto Lunitti, procura comentar com os participantes sobre a necessidade de aumentar a receita no Município e a população pode auxiliar neste processo: solicitando a nota fiscal. O vereador, Rogério Massing lembrou-se destes pronunciamentos e disse que deve apresentar um Projeto de Lei (PL) que incentiva esta ação. “Durante uma viagem com a família quando fui pagar a conta em um restaurante observei que na nota fiscal estava escrito: consumidor exija a sua nota fiscal. A ideia é boa”. Massing esclarece que nota fiscal não significa aumentar os tributos dos munícipes, mas sim, aumentar o faturamento da cidade.

Economia
Na última semana, a agência do Sicoob inaugurou nova unidade na Vila Pioneiro. O vereador, Vagner Delábio, ressalta a importância econômica daquela região para o Município. “A contribuição e a reutilização de recursos para que novos empresários invistam na cidade”.

Raposa
O vereador, Reinaldo Rocha, afirma que um cidadão chamou os edis de raposas em um órgão de imprensa. “É um termo pejorativo. Estou aberto a críticas, mas tem limites. Não é porque o país é democrático que as pessoas podem nos atacar. Gostaria que o presidente solicitasse - via jurídico - uma cópia desta entrevista. Nós estamos aqui pela vontade popular e entramos pela porta da frente. Por isso, peço providências deste parlamento”. Rocha lembra que este cidadão comentou que um zelador ganha mais de R$ 2 mil de salário.

Raposa I
O vereador, Tita Furlan, afirma que não se lembra de ter visto este cidadão em uma sessão. “A atitude dele é passível de uma interpelação coletiva”.

Raposa II
O vereador, Rogério Massing enfatiza que: “Depois que a imprensa disse que a câmara não servia nem para fazer sabão, sou um defensor das pessoas de bem. Enquanto a imprensa fala o que quer e a Casa aceita tudo, como alguém de bem vai querer vir para cá?”
.

Sem nome %281144 x 250 px%29