Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Encontro de Núcleos reúne cooperativistas do Oeste

Com a participação de cerca de 80 líderes e dirigentes cooperativistas da região Oeste.

05/06/2013 - 17:19


Um dos focos era proporcionar a reflexão e compartilhar ideias acerca da importância do conhecimento e inovação nos negócios em busca de maior competitividade, destacou o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. “Um dos motivos do encontro é trazer a palestra com um profissional gabaritado para falar a respeito. Este processo muitas vezes se considera inatingível nas empresas, porém, com ideias e pequenas ações, podemos inovar e evoluir nas atividades”, argumentou.
Mencionou que por coincidência, no dia anterior o governo federal havia aprovado um programa para estimular a inovação com linha de financiamento e liberação de R$ 3 bilhões. “Ficamos felizes e acreditamos que será um impulso importante para este processo”, frisou.
Koslovski destacou também a oportunidade de abordar várias questões que estão sendo trabalhadas pela Ocepar e as ações projetadas. Uma das questões é a articulação para a discussão e aprovação no Congresso Nacional, referente ao ato cooperativo. “Acreditamos que finalmente teremos o ato cooperativo, instrumento para delinear questões que hoje são dúbias e teremos posição única que vai permitir defesa dos interesses das cooperativas em várias esferas”, ressaltou.

Cooperativa anfitriã
O presidente da Primato, Ilmo Werle Welter, fez uma breve apresentação de como tem atuado a cooperativa anfitriã, que neste ano completa 16 anos de fundação. “Procuramos mostrar nossa filosofia, a forma de atuação e como, de certa forma, tem mudado algumas atitudes, pautada principalmente no aspecto de que os sócios têm a cooperativa e não ao contrário. O cooperado é dono, usuário e fornecedor.  Nesta linhas, estamos trabalhando com austeridade e criatividade em busca dos melhores resultados”, afirmou.

Inovação
Filipe Cassapo, gerente executivo do Centro Internacional de Inovação do Senai,  apresentou em sua palestra um conjunto de elementos que visou simplificar a questão da inovação. Segundo ele, o objetivo foi possibilitar que os líderes cooperativistas entendessem que o próprio fenômeno da cooperação, da aprendizagem colaborativa e o compartilhamento de  conhecimento, representam grande oportunidade de ter criatividade e resultar em excelentes negócios.
Conforme Cassapo, o ambiente no qual as cooperativas estão envolvidas é de grande complexidade, globalizado e desafiador em termos de novas tecnologias, por isso, necessariamente precisam buscar soluções diferenciadas em busca da competitividade e sustentabilidade. “É preciso buscar soluções diferenciadas e inovar".
Referindo-se à liberação dos recursos pelo governo federal, Cassapo enfatizou que o desafio é ter projetos de inovação para captar este capital, tornar rentável e provocar maior competitividade. “Nosso objetivo é mostrar quais processos podem ser utilizados para captar este capital e transformar em produtividade para as cooperativas”, frisou.

Confraternização
Além dos técnicos e líderes do Sistema Ocepar, o encontro contou com a presença do coordenador do Núcleo Cooperativo do Oeste, Valter Vanzella, representantes das cooperativas Primato, C.Vale, Lar, Copagril, Copacol, Cerpa, Sicredi Vale do Piquiri, Sicredi – Coofato, Sicredi Nossa Terra, Sicredi Cataratas, Fecoerpa, Coopercaf. Após o encerramento da programação, as lideranças cooperativistas participaram de almoço de confraternização, no Primato Restaurante.

Da Assessoria

Anuncio gene 2