Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Piscicultura volta a ser força motriz na economia de Toledo, afirma Beto Lunitti

Nesta semana, o prefeito de Toledo Beto Lunitti reuniu-se – em Foz do Iguaçu - com o Ministro de Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

06/06/2013 - 11:46


O objetivo do encontro foi buscar mais informações para potencializar a parceria entre o Executivo e o Ministério para o desenvolvimento de projetos e ações para a atividade e Toledo. Além de conhecer mais detalhes sobre a Política Nacional que rege o segmento. Paralela a reunião, o prefeito participou do 1° Encontro Regional das Superintendências Federais da Pesca e da Aquicultura das regiões Sul e Sudeste. O evento segue até esta sexta-feira (08).

De acordo com o prefeito, apesar de o Brasil ter potencial geográfico para a produção de peixes, muitos produtores ainda não optam por investir nesta cadeia. “Nós temos um clima propício, solo, água, tecnologias e profissionais capacitados e por que não produzimos peixe?”
Beto Lunitti afirma que o governo federal pretende ampliar e potencializar o cultivo do peixe no País. “Em Toledo, tínhamos 500 hectares de lâminas de água. Atualmente, o índice está na metade. Antes eram 350 produtores. Agora são 85. Qual foi o motivo da diminuição destes índices? Faltou desenvolver ações para o segmento?”.
O gestor relata que o ministro sinaliza a possibilidade de implementar uma série de ações que incentivem o desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca. Beto Lunitti lembra que ao longo dos anos o mercado tornou-se favorável, principalmente, com após o surgimento de novas tecnologias que agregam valor ao produto.
Um exemplo citado pelo prefeito é a possibilidade de incluir Ômega 3 na tilápia e após 30 dias abatê-la. Beto Lunitti explica que o nutriente traz benefícios positivos a saúde das pessoas.
Outro fator destacado pelo prefeito – considerado por ele motivo de comemoração – é o fato do Governo Federal - numa política de avanços na produção de peixe no Brasil - está incrementando a cadeia com maquinários e Toledo deve receber as máquinas que irão auxiliar na produção dos tanques escavados. “A piscicultura volta a ser uma força motriz da nossa economia. A geração busca a riqueza de renda”.
Novidades
O ministro Crivella prevê a liberação de 700 moradias para pescadores da região Oeste, por meio de um programa de financiamento para acesso à casa própria a quem vive da pesca artesanal no Estado.

Da redação e com informações da assessoria de Toledo

Anuncio gene 2