Representantes do setor agroindustrial da região Oeste do Paraná se reuniram noite na quinta-feira (06) na sede da Associação Comercial de Industrial de Cascavel (Acic), com o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e com o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
O vice-presidente de agronegócios da Acic, Dilvo Grolli, apresentou prognóstico da situação do campo e alertou para as necessidades de mudanças. “A ferrovia é uma necessidade cada vez maior para nós e as melhorias no porto também. Mas quero deixar aqui nosso agradecimento e reconhecimento público à atual administração do porto que, com competência e soluções simples, está atendendo uma safra recorde sem nenhum quilômetro de fila nas estradas”, afirmou Grolli.
O superintendente dos portos do Paraná apresentou a lista de projetos que estão sendo executados pela Appa. Dividino ressaltou a importância da elaboração dos projetos para que seja possível buscar recursos junto ao governo federal e também promover as parcerias público-privadas. “Agora que o marco legal já foi regulamentado pela presidente, temos uma sinalização de como seguir e o fato de termos nos preparado com um plano de arrendamento, já nos dá certa vantagem”, disse.
ESCOAMENTO - Além das obras de dragagem que permitiram que o porto voltasse a escoar seus produtos de forma plena, o governo do Paraná está finalizando agora o processo licitatório para a compra de quatro novos carregadores de navios. Serão investidos cerca de 67 milhões em recursos próprios nos guindastes que irão possibilitar um ganho de produtividade na ordem de 30% no Corredor de Exportação.
Para a próxima safra, a Appa está trabalhando em obras de melhorias no pátio de triagem. Já foram desapropriadas áreas no entorno do atual pátio. Com isso, o local terá sua capacidade duplicada, conseguindo atender até dois mil caminhões simultaneamente.
O projeto Porto no Campo foi lançado, em Maringá, no último dia 14 de maio. Depois dessa reunião em Cascavel, os próximos encontros serão em Campo Mourão, Londrina, Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa.
Da AE Notícias