O tradicional show de luzes e som que marca os grandes eventos de artes marciais aliado com as técnicas de lutadores nacionais e internacionais agita a noite de Toledo neste sábado (08). O Mr. Figter Combat – pela primeira vez – chega ao Município. O palco que recebe as celebridades é o Ginásio de Esportes Alcides Pan.
O treinador, Rodolfo Garcia, promete que os lutadores estão todos preparados para fazer uma boa apresentação. “Todos querem a vitória! Será uma noite com muita adrenalina”.
Segundo o organizador, atletas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraguai e outros locais vão abrilhantar o evento. “Os atletas estão preparados para enfrentar seus adversários. Serão lutas difíceis”.
Garcia salienta que o principal adversário de cada lutador é a balança. “Cada atleta deve bate o seu peso para enfrentar o adversário. A competição classifica os atletas em 61, 66, 70, 77, 84 e 93 quilos. Está é a maior batalha para o lutador, pois lamentavelmente nem sempre o atleta consegue atingir o percentual esperado para fazer a apresentação”.
Nesta sexta-feira (07) acontece a pesagem dos lutadores, a partir das 20h30, no Shopping Panambi. Segundo a assessoria, a pesagem é realizada pelos árbitros Murilo Ninja, Douglas Aires e Cristopher Led. Doze atletas de 11 cidades subirão na balança e mostrarão que estão preparados para o duelo que acontece neste sábado (08).
Planejamento
O projeto de trazer a competição para Toledo é um estudo realizado há mais de um ano pelo organizador, Rodolfo Garcia.
Garcia comenta que um dos requisitos para a competição ser realizada em Toledo era o espaço, mas com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo, a competição acontece no Ginásio Alcides Pan. O lutador comenta que o MMA é considerado um evento de alto custo e está orçado em aproximadamente R$ 83 mil. “O octógono é primeiro. Espero que tudo esteja de acordo com o planejamento da equipe. A competição de MMA será um sucesso”.
A secretária de esportes e lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, lembra que quando foi procurada pelo organizador para promover o evento na cidade, imediatamente colocou a estrutura do Ginásio Alcides Pan a disposição. “A Secretaria tem o dever de promover as atividades incentivem a prática do esporte, não importando a modalidade. O Município vê com bons olhos as lutas. Desde que haja segurança ao atleta, a Secretaria sempre vaio apoiar no que for possível”.
MMA
É a sigla para Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas. O esporte possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe, de qualquer arte marcial, como boxe, jiu-jitsu, karatê, judô, muay thai, entre outras.
A modalidade inclui golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão, sendo permitido golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas. Atenção: o MMA não permite golpes que ocasionem lesões que possam comprometer a integridade física dos lutadores, como chutes nas partes genitais, mordidas, socos na nuca, entre outros.
Diante disso, os organizadores promoveram na noite de quinta-feira (06), um seminário sobre esporte ministrado pelo lutador, nesta competição como árbitro, Murilo Ninja.
De acordo com o palestrante, o objetivo foi apresentar novas técnicas, principalmente as relacionadas a parte de queda. Na oportunidade, Ninja apresentou e demonstrou várias técnicas de lutas.
O atleta explica que os atletas que pretendem ingressar no mundo do MMA – necessariamente – precisam buscar atualizações das técnicas para realizarem uma boa apresentação. “Espero que os lutadores estejam preparados para fazerem um grande show ao público presente”.
Apoio
O Mr. Fighter Combat é uma realização da Red Lions MMA/Gracie Barra Sul/Rodolfo Garcia, VC de Melo e Tolenutri. Conta com os patrocínios Nossa Farma, One Sport, BodyNutry, Mercescan, Hotel Nayru, Pirâmides Veículos, Placa Mídia, Staff Seg, Rede Lux, Água Mineral Itaipu, M.O Transportes, Inviolável, Academia BodyBuilder. E ainda tem o apoio Prefeitura de Toledo, Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Canal Combate, Shopping Panambi, curso de Fisioterapia da Unipar.
Da redação com colaboração de Juliano L. dos Santos