As ações tem como objetivo divulgar e debater a temática do Plano Nacional de Educação (PNE). A III Conferência da Educação de Toledo acontecerá nos dias 20 e 21 de junho.
As pré-conferências discutem os sete eixos da Educação e até o momento o município já realizou quatro encontros. No dia 22/05, o evento aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e abordou ‘O Plano Nacional de Educação’. No dia 28/05, a discussão foi em relação a ‘Diversidade e Inclusão’ e aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, na prefeitura. O terceiro eixo abordado foi ‘Educação, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente’ e o encontro foi no auditório da SENAC, na última quarta-feira (05). Já na quinta-feira (06), foram realizadas a discussão de dois eixos no auditório da Faculdade Sul Brasil (Fasul), ‘Gestão Escolar’ e ‘Formação de Professores’.
O próximo encontro será na segunda-feira (10) com o debate sobre o eixo ‘Qualidade da Educação’ no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sertoledo). Finalizando as pré-conferências, será discutido o ‘Orçamento da Educação’, também no Sertoledo.
Segundo a coordenadora do Sistema Municipal de Ensino e atual presidente do Conselho Municipal de Educação, Veralice Moreira, os eixos são importantes para a formação de propostas. “Eles (os eixos) debatem o Plano de Educação no Brasil e faz chegar as discussões até a população, por meio dos participantes das pré-conferências e da Conferência de Educação”.
Conferência Municipal
A III Conferência da Educação de Toledo é voltada para os profissionais de educação, como também para os pais, mães, estudantes, gestores, além da sociedade civil, membros de conselhos e movimentos sociais de afirmação da diversidade. Também são convidadas a participar as instituições de pesquisa em educação, movimentos sindicais, instituições religiosas, órgãos de fiscalização e controle, entre outros.
O primeiro dia de Conferência será realizado no dia 20 de junho no Teatro Municipal de Toledo e contará com a palestra do assessor de Ministério da Educação (MEC), Genuíno Bordignon. No dia 21 o encontro acontece no campus I da Universidade Paranaense (UNIPAR), onde serão discutidos os eixos e será votado as propostas, que caso necessário serão reformuladas. Na ocasião será realizada uma palestra pelo relator do Programa Nacional de Educação (PNE), Angelo Vanhoni.
Para a Conferência Municipal são esperadas 500 pessoas, das quais serão eleitas cerca de 25 como delegados, que vão representar o município na Conferência Estadual que acontecerá de 24 à 26 de setembro, em Curitiba. A Conferência Nacional será em Brasília.
Da Assessoria – Toledo