O treinamento é exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que o Aeroporto Luiz Dal Canalle Filho possa receber voos comerciais.
Segundo o secretário da SMST, Paulo dos Santos, o curso é a primeira fase de um treinamento ministrado para 20 guardas municipais. “A segunda fase contará com um curso de Bombeiro Aeroviário ministrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), totalizando 440 horas de atividades”, conta. Os guardas municipais participaram do curso durante toda a semana.
O Capitão Araújo, do Corpo de Bombeiros de Toledo é o responsável pela capacitação dos alunos. Ele conta que são 40 horas de atividades. “Será conciliado teoria e prática. São 20 horas aulas de treinamento de prevenção e combate a incêndio”, afirma. Além disso, será ensinado o manuseio de equipamento de combate à incêndio – extintores e mangueiras -, uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Também são 10h de primeiros socorros de urgência, trauma, imobilização e fratura.
Para o Capitão, essa capacitação é essencial para o trabalho no aeroporto. “A segurança das pessoas é o principal. Em um aeroporto é necessário o treinamento correto para salvamentos e atendimentos, porque geralmente são acidentes graves com múltiplas vítimas".
Da Assessoria - Toledo