Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Dia ‘D’ da Campanha contra a Pólio imuniza mais de 4 mil crianças em Toledo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Porto Alegre foi escolhida pela Secretaria de Saúde para marcar a abertura oficial da 34ª Campanha Nacional.

10/06/2013 - 15:01


Em clima de festa junina, os servidores da UBS prepararam uma festa e os profissionais da saúde estavam caracterizados de acordo com a ocasião. O evento contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, do secretário da Saúde Edson Simionato, os vereadores Adriano Remonti, Rogério Massing, Sueli Guerra e Walmor Lodi, representantes do Rotary e membros da comunidade.
A enfermeira e coordenadora da UBS, Márcia Malmann Baptista, lembra que a vacinação é fundamental para o Brasil, que não registra casos da doença em seu território desde 1989, continuar livre do problema. Márcia também informa que a meta em Toledo é imunizar 95% das quase 7.200 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. Sobre a temática das festas juninas, a enfermeira lembrou que, muito mais do que um lugar para se tratar problemas, as unidades básicas precisam propagar saúde e alegria. “Acreditamos que assim as crianças não verão este ambiente apenas como o lugar onde se toma a injeção ou que cause algum sofrimento para elas”.
No Brasil, as campanhas de imunização acontecem regularmente. Este dado foi apontado pelo secretário Edson Simionato. “Sabemos que ainda é preciso avançar no Sistema Único de Saúde (SUS), entretanto, nestas ações preventivas, onde imunizamos milhares de pessoas, vemos que o atendimento público cumpre seu papel”. Edson ainda citou a necessidade de que os pais se conscientizem da necessidade da vacina. “É importante e peço que vocês ajudem na divulgação desta campanha que começa hoje (sábado) e vai até o dia 21 de junho”.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, enaltece o trabalho dos servidores municipais da unidade. “Vocês poderiam simplesmente ter aberto o posto, mas se preocuparam com o bem estar de quem viria até aqui”. O prefeito lembra que os índices da saúde pública de Toledo melhoraram em relação à atenção básica. “Tínhamos dados de que mostravam nossa saúde como a segunda pior do estado do Paraná. Ações simples, como o aumento nos exames preventivos de câncer de colo de útero e o avanço na saúde bucal, que atingiu as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), já apontaram que estamos no caminho certo”. Beto também agradeceu à família rotária todo o empenho nas campanhas nacionais de vacinação contra a pólio. “É bom podermos contar com vocês sempre. Vocês, da mesma forma que os servidores municipais, deixam suas preocupações, sua própria vida, para auxiliar quem precisa. Obrigado pela parceria e pelo apoio”.
Os representantes do Rotary, que em Toledo conta com quatro grupos, também compareceram à cerimônia. O vice presidente do Rotary Clube Toledo Integração, Ivo Grizza, falou em nome dos rotarianos toledanos. Grizza reforça o compromisso da entidade com as causas sociais e afirmou que o objetivo é promover a vida das pessoas. “Nosso comprometimento é com a sociedade, é com um mundo melhor”. Ivo também lembrou que a administração municipal está no caminho certo quando trabalha com o objetivo de prevenir doenças.
Números
Além da UBS do Jardim Porto Alegre, a imunização aconteceu em todas as unidades de saúde municipais. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Carmem Garbin, informou que neste ano não houve pontos avançados e que a intenção era que as crianças fossem aos postos de saúde, munidas da caderneta, para que os técnicos pudessem conferir todo o esquema de vacinação. “A nossa meta era verificar se o calendário de vacinação estava regularizado”. Ao todo, foram vacinadas 4.056 crianças, que corresponde a 56,62%. A campanha segue até o dia 21 de junho. “Foi um excelente número. O que pedimos agora é que os responsáveis pelas crianças que não receberam a vacina as encaminhem às UBS´s para que nenhuma fique sem receber a dose”.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2