O objetivo da visita foi apresentar uma nova proposta de curso de graduação - Física Médica - estudada pela UTFPR.
O curso de Física Médica atua em uma área multidisciplinar que aplica a Física e os avanços tecnológicos, na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e desenvolvimento de técnicas para a prática médica. O profissional é responsável também, pela supervisão do manuseio de máquinas de precisão. Além disso, podem-se desenvolver novos equipamentos por meio de pesquisas que envolvem conhecimentos ligados a Física Médica, o que traz ganhos para o município que conta com a graduação, laboratórios e empresas envolvidas na questão.
Segundo o professor Frigori a vinda do curso para Toledo, tornaria a cidade referência na região. “Treze universidades ofertam o curso no Brasil. Na região Sul são apenas duas, todas no Rio Grande do Sul, ou seja, não há nenhuma no Panará. É necessário esses profissionais em Toledo e região”. Frigori destacou ainda que os residentes do curso tem um importante papel social. “A maioria das disciplinas formativas são feitas na universidade, mas o atendimento a população é feito em Hospitais Escolas, ou do governo, o que significa que eles poderiam atuar no Hospital Regional”.
A UTFPR possui um viés tecnológico e a graduação de Física Médica vem ao encontro com a missão e vocação da instituição. “O curso estimulará ter pessoas hábeis a trabalhar com a área em Toledo, como também a extensão e pós-graduação no campus, além de catalisar o surgimento de empresas do setor”, explicou Talarico.
O assunto já está em discussão e também foi apresentado para inclusão no Plano de Desenvolvimento Institucional da UTFPR (PDI). O prefeito Beto Lunitti garantiu o apoio da administração. “Nossa proposta é cada vez mais ajudar as universidades públicas do município, por isso podem contar com a nossa ajuda, faremos tudo o que for necessário”.
Estrutura
Para a implantação da graduação de Física Médica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), seria necessária uma análise de adaptação dos laboratórios. No momento há disponibilidade de espaço, pois a proposta é que o curso seja realizado no período noturno, principalmente para garantir que os graduandos possam estagiar durante o dia.
Áreas Tradicionais de Atuação da Física Médica
Anatomia e Fisiologia; Biofísica Médica; Controle de Qualidade; Dosimetria; Instrumentação Médica; Medicina Nuclear; Métodos Estatísticos; Patologia; Radiologia; Radioterapia e Simulação Numérica.
Da Assessoria - Toledo