A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) busca desenvolver ações que proporcionem resultados imediatos aos Municípios. No entanto, a Caciopar também busca analisar algumas ações como estratégicas para o desenvolvimento econômico das cidades, como a construção de um aeroporto regional na região Oeste do Paraná.
Segundo o presidente da Caciopar, Mário Costenaro, o principal gargalo para o desenvolvimento das empresas na região Oeste é a falta de logística. “Quando me refiro ao desenvolvimento das empresas é também o das cidades. Quando falo cidades me refiro a melhor qualidade de vida para a população”.
Costenaro é um defensor do aeroporto regional no Oeste do Estado. Para ele, a região deveria ter uma estrutura condizente para atender as demandas dos Municípios. “Diariamente, muitos empresários e a população em geral utilizam deste meio de transporte em seus compromissos. Por isso, necessitamos de uma boa condição de voo, ou seja, com valores de passagens razoáveis e, principalmente, segurança”.
De acordo com o presidente da Caciopar, a região vive um momento diferenciado. Costenaro lembra que o Município de Cascavel não parou de investir em um aeroporto que tem poucas condições de normalidade. Por sua vez, em Toledo - abre-se a oportunidade por meio do Governo Federal – em receber recursos para investir no aeroporto. “Só lamento que o dinheiro que já foi ou ainda vai ser investido em Cascavel somado com o recurso de Toledo não resulte numa nova estrutura, no caso o aeroporto regional”.
Costenaro salienta que o seu desejo era que a região assumisse a busca pelo aeroporto regional. “Espero que os aeroportos de Cascavel e Toledo se desenvolvam, que tenhamos dois aeroportos e que possamos descer com normalidade. Hoje não vejo assim! Acredito que o aeroporto regional é melhor, mas quem sabe no futuro eu assuma que tive um pensamento equivocado”.