São cerca de 20 bebês a mais, se comparado com o mesmo período de 2012
O Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Nisiide, do Hospital Bom Jesus de Toledo, apresenta um aumento na procura pelo leite materno. Segundo Helena Mayer, coordenadora do BLH, também não há estoque de leite para suprir a alta demanda. “Devido há uma queda mensal na arrecadação desde o início do ano, não temos um acúmulo de leite e com a chegada do Inverno, a arrecadação tende a diminuir ainda mais”, observa.
Abrangência
Os 18 municípios que fazem parte da 20ª Regional de Saúde, são atendidos pelo BLH Doutor Jorge Nisiide. Recém-nascidos que permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal também recebem suporte do banco. A coordenadora explica que o leite materno é o melhor alimento para o bebê até os seis meses de vida. “Além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, o leite aumenta a imunidade da criança e a protege de possíveis alergias e criação de anticorpos. Também regula a flora intestinal e possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico das crianças”, explica.
Como doar
Para as mães que estejam interessadas em doar leite, podem procurar o BLH (rua Almirante Barroso, 2193 – Centro), e realizar um cadastro com a equipe do BLH. Após as orientações de como realizar o procedimento, as doadoras recebem todo material necessário, como: fracos, toucas, máscara e folder para orientação. “Lavar as mãos antes da ordenha e usar máscara durante a coleta, também são medidas de segurança”, comenta. Além disso, as mulheres devem desprezar os primeiros jatos de leite. O recipiente utilizado deve estar esterilizado e após a retirada, o leite deve ser guardado no congelador por até quinze dias. A coleta é feita pelo banco, semanalmente.
Da Assessoria