Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Ato na Câmara Municipal marca entrega da LDO aos vereadores

A LDO contempla o orçamento para as ações que serão realizadas pela administração municipal o próximo ano.

14/06/2013 - 18:20


O presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Remonti, e o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), vereador Rogério Massing, receberam, na sexta-feira (14), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2014. A entrega foi feita pelo prefeito de Toledo Beto Lunitti, acompanhado pelo secretário de Planejamento Estratégio, Jadyr Claudio Donin, o assessor de Governo, João Luis Nogueira, e a diretora de Planejamento e Controle Orçamentário, Regina Ikeda Angnes.
O secretário Jadyr Donin explica que o documento é oriundo o Plano PluriAnual, que contempla a destinação dos recursos para os anos de 2014 a 2017. “A LDO é uma peça extraída do PPA. Repassamos este documento para apreciação dos vereadores que procederão a análise e a aprovação para que a partir de 2014 este orçamento seja colocado a serviço da população”. Jadyr reforça que este mesmo processo acontece anualmente.
O departamento de Planejamento e Controle Orçamentário encaminhou uma cópia da LDO para o gabinete de cada vereador. O presidente Adriano Remonti informa que agora cabe aos legisladores municipais serem minuciosos no estudo do documento para que a população seja beneficiada a partir das perspectivas apresentadas no orçamento. “Temos o compromisso com o cidadão de observamos esta peça, que foi elaborada com todo o zelo pelos servidores municipais, para que os toledanos possam ser atendidos de forma humana pelos gestores municipais”. Remonti, após sua fala, repassou a LDO ao vereador Rogério Massing, que preside a Comissão de Orçamento e Finanças. Massing lembra que a Câmara hoje cumpre um papel importante nas mudanças que o município de Toledo tem vivenciado no início de uma nova administração municipal. “Nossos vereadores  estão nas ruas, conversando com a sociedade e discutindo os assuntos para que todos tenham voz. Nosso legislativo hoje é um parlamento onde o cidadão consegue se expressar por meio de seu representante”. Massing lembra que esta vontade popular esta contemplada no PPA e deve ter continuidade na LDO. “Caso sejam necessárias observações, vamos convocar a administração e juntos discutiremos quais caminhos tomaremos”.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano foi repassada ao legislativo dentro do prazo legal, 15 de junho. O prefeito Beto Lunitti relata que dentro deste orçamento estão contemplados os trabalhos que serão desenvolvidos para a valorização do ser humano, meta principal do seu governo. “Temos ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, esporte e desenvolvimento econômico”. Apesar deste foco, Beto salienta que outras demandas não foram esquecidas.
O gestor enaltece o Programa Catequese da Cidadania que orienta a participação popular no governo. “Vamos cumprir o compromisso que assumimos com a sociedade toledana que é de aproximar o cidadão da administração pública”. O prefeito enfatiza que o orçamento foi desenvolvido a partir do plano de governo e que agora cabe aos vereadores analisá-lo e realizar os apontamentos que porventura sejam necessários.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2