Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Análise de crédito e cobrança são temas de capacitação em Cascavel

Treinamento auxilia empresários a cobrar pagamentos em atraso e prevenir endividamento.

18/06/2013 - 17:10


Empresários de micro e pequenas empresas de Cascavel, bem como profissionais ligados ao setor de crediário de empreendimentos de pequeno porte, terão a oportunidade de conhecer melhor sobre como evitar a inadimplência em seus estabelecimentos comerciais. A capacitação "Políticas de crédito e controles de inadimplência", do Sebrae/PR, acontece nesta quinta-feira, dia 20. 

Além de mostrar aos participantes a importância da segurança no retorno financeiro das vendas a prazo, a capacitação vai abordar sobre como o empresário deve fazer a cobrança dos atrasos nos pagamentos. "É preciso tomar alguns cuidados para evitar a inadimplência. Mas, para quem já está com clientes inadimplentes, o importante é saber como cobrar", destaca Elisangela Rosa, consultora do Sebrae/PR. 
Durante o treinamento, serão abordados os temas: ferramentas para análise e prevenção nas vendas; cuidados para iniciar o diálogo com os clientes inadimplentes; preparo da voz e como 'driblar' as objeções utilizadas pelos clientes; e como obter melhores resultados financeiros e organizar uma carteira de clientes produtiva. 
De acordo com a consultora, antes de conceder crédito para a clientela, o empresário, ou responsável pelo setor na empresa, precisa consultar se o cliente é bom credor. "Existem sistemas que auxiliam nessa verificação antecipada do cliente. Mas, também, é preciso que a empresa tenha metas de vendas à vista ou a prazo planejadas", orienta Elisangela Rosa. 
A capacitação acontece no escritório do Sebrae/PR em Cascavel, que fica na Avenida Presidente Tancredo Neves, nº 1.262, e será conduzida por Braz Ismael Vendramini, das 19h às 23h. O instrutor é contador, graduado em Direito e especialista em Ciências Políticas. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone da entidade no município, que é o (45) 3321-7050. 

Situação 
Dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor apontam que quase 65% das famílias entrevistadas relataram ter dívidas no mês passado. Uma alta de cerca de 10% em relação a maio de 2012. Dentre essas, estão contas com cartão de crédito, cheques, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro e carnês de lojas. 
Das famílias com contas a pagar, 21,6% estão inadimplentes e 7,5% declararam não ter condições de arcar com o endividamento. "A relação da confiança empresa-cliente nas micro e pequenas empresas pode gerar certa dificuldade na hora de dar crédito ao cliente e, principalmente, no momento de cobrança da dívida. Na capacitação, o participante vai conhecer ferramentas que ajudarão a lidar com tais situações", assinala Elisangela Rosa.

Da Assessoria

Anuncio gene 2