Presidentes de associações comerciais, empresários, contabilistas, líderes políticos e convidados participam neste sábado (22) da plenária da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). O evento acontece a partir das 8h, no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC).
O presidente da Caciopar, Mário Costenaro, explica que a plenária é um painel de debates e um local para que profissionais apresentem o panorama da carga tributária no País. “O micro e pequeno empresário devem compreender o contexto em que estão inseridos, pois devido à complexidade do tema, as mudanças devem acontecer em longo prazo. Por isso, o conhecimento do tema é fundamental. Assim, os empreendedores terão condições de fazerem suas ponderações”.
Costenaro comenta que a carga tributária reflete na economia das empresas. Ele cita como exemplo a desoneração que deveria auxiliar o contribuinte, no entanto, ela não foi compreendida por alguns setores. “A substituição tributária precisa ser entendida. A carga tributária é incidente e é uma das maiores do país, isto aliado a questão de logística, capacitações e outras questões”.
O presidente da Caciopar salienta que a região Oeste do Paraná está isolada do país, principalmente em questão de infraestrutura e logística. Os empresários conseguem manter seus negócios porque atuam nas formas de cooperativismo ou associativismo. “As cooperativas de créditos e as associações comerciais são modelos de gestão. A agregação de força por meio do associativismo tem feito a diferença. É preciso acreditar e respeitar o outro. Além de entender que todos estamos focados no mesmo objetivo”.
Ele afirma que a política praticada é a empresarial. “Estamos ao lado daqueles que focam em objetivos que vão contribuir com o desenvolvimento da região. Desta forma, gerando um perfil de renda diferenciada e melhores condições de vida. A questão política existe, mas creio que as associações comerciais têm o direito e o dever de serem responsáveis pela discussão de diretrizes de desenvolvimento nas cidades. Nós somos partidários de uma política empresarial e estamos ao lado dos governantes e administradores dentro daquelas políticas de desenvolvimento dos Municípios da região”.
PROGRAMAÇÃO
08h às 08h45 – Recepção com café da manhã
08h45 às 09h30 – Abertura e pronunciamentos
09h30 às 09h45 – apresentação e entrega simbólica das Moções
09h45 às 12h30 – Painel temático: FISCAL TRIBUTÁRIO
1ª parte do Painel
Exposição do tema pelos palestrantes:
Clóvis Agenor Rogge – Diretor Geral da Secretaria da Fazenda do Paraná (30 min)
Ações do Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz sobre Guerra Fiscal nos Estados; Desoneração Tributária (ICMS) e quais são os planos do Paraná para o ingresso de novos produtos na substituição tributária.
Silas Santiago - Secretário Executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional – Ministério da Fazenda (30 min)
Questão fiscal-tributária: compreensão do cenário atual e possíveis mudanças relacionadas ao tema que possam beneficiar a classe empresarial.
Valdir Pietrobon – Presidente da Fenacon (30 min)
Ações/projetos da FENACON, defendidos no Senado e que têm reflexos diretos e positivos aos empresários.
2ª parte do Painel - Abertura para debate:
Mediadores:
Mario César Costenaro, Presidente da Caciopar
Edson Luiz Carollo, Presidente da Acit
Mauro Cesar Kalinke, Presidente do Sescap-PR
Coordenadores dos Questionamentos (todos Contadores e Diretores da Caciopar)
Elizangela de Paula Kuhn
Narciso Muller
Rosemeri Petzold
**Moções**
Antes do início das apresentações, a plenária vai abrir espaço à exposição das moções das 48 associações comerciais filiadas à Caciopar. Por meio delas, as entidades pedem às autoridades a liberação de recursos para obras, empreendimentos e a questões técnico-estruturais, como por reformas que há tanto são cobradas e necessárias, a exemplo da tributária, previdenciária e política. As reivindicações são então encaminhadas pela coordenadoria aos órgãos e autoridades competentes na expectativa de que possam ser atendidas.
Com informações da assessoria