O objetivo é aproximar a comunidade do espaço e todos os benefícios oferecidos, realizando ações de cidadania e também de enfrentamento à violência.
O CEU das Artes e Esportes, localizado no Jardim Santa Clara IV em Toledo, é um espaço para as pessoas e para a cidadania, assim como a ação ‘Nossa Praça, nosso CEU’, que ampliará as atividades já oferecidas no espaço, oferecendo uma semana intensa de atividades de formação cidadã, com orientações relacionadas às políticas públicas, além de atividades esportivas e culturais.
Conforme o prefeito Beto Lunitti a ação vem ao encontro da proposta da atual gestão. “Faz parte do nosso compromisso fazer com que os espaços públicos sejam apropriados pela sociedade, facilitando o acesso as políticas públicas e o exercício cidadão de cada um. Queremos prédios, sociedade e cidade com vida”.
O ‘Nossa Praça, nosso CEU’ deve cumprir com o papel do Centro, segundo a coordenadora do CEU, Magda Ritter. “A ação é fundamental e condizente com o papel do CEU, que é oferecer atividades de arte, cultura, esporte e assim por diante. Será uma oportunidade de aproximar a comunidade da administração pública, por meio das ações desenvolvidas aqui”, comenta.
Intersetorialidade
O trabalho conjunto realizado no espaço durante a próxima semana inclui ações integradas da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Comunicação, Assistência Social e Proteção à Família, Saúde e Segurança e Trânsito. “O ‘Nossa Praça, nosso CEU’ representa um marco na intersetorialidade das políticas públicas do município, que terá continuidade”, destaca o prefeito Beto Lunitti.
Programação
Durante toda a semana são realizados orientações e serviços de Assistência Social e Saúde, das 9h às 11h30 e das 14 às 19h, além de apresentações culturais, como dança, teatro, música e circo durante as tardes, às 18h.
Na segunda-feira (24) acontece a abertura oficial da ação ‘Nossa Praça, nosso CEU’ às 13h30. Na ocasião está presente o prefeito Beto Lunitti, o vice-prefeito Adelar Pelanka, secretários (as) municipais e demais lideranças. Também foram convidados a promotoria e juizado da infância e juventude de Toledo. O público será recepcionado com apresentações artísticas.
Na segunda ainda será realizado o teatro educativo sobre Dengue, exposição de desenhos feitos por alunos do CEU, apresentações e aulas de acrobacias por meio do Circo da Alegria, sessões de cinema e oficina de origamis para as crianças.
Na terça-feira (25) o Circo da Alegria oferece aulas de acrobacias solo das 8h30 às 11h15 e das 14h às 16h. Oficinas de Violino também acontecerão das 14h às 17h30, além de jogos e torneios de pênaltis de futsal para adolescentes de 14 a 16 anos, no período das 16h às 19h. Das 18h às 19h a programação do dia se encerra com aulas de “Ginástica para Todos”.
Para a quarta-feira (26) também está programadas aulas de acrobacias solo das 08h30 às 11h15 e das 14h às 16h pelo Circo da Alegria. Das 08h às 12h serão realizadas oficinas de violão e teclado e das 13h30 às 17h30 de teatro. No período da tarde também acontecerão a oficina de fanzine e redes sociais das 14h às 17h e Badminton para crianças e adolescentes, das 16h às 18h.
Desenho artístico e técnica vocal iniciam a programação de quinta-feira (27). Na sequência será realizado o RecreAção com cama elástica e brinquedos infláveis, que ficará das 09h às 20h disponíveis à população. Entre às 14h e 18h acontecerão desenhos artísticos e pintura. A oficina e apresentações de Hip Hop e danças de rua serão das 14h às 20h, encerrando com aulas de “Ginástica para Todos” das 18h às 19h.
Já na sexta-feira (28) acontecerá a Contação de Histórias das 08h às 12h e das 14h às 18h. O Circo da Alegria retorna com aulas de acrobacias solo das 08h30 às 11h15 e das 14h às 16h. A oficina da Lata Mágina (Pinhole) será realizada das 14h às 17h, além da oficina de Educação para o Trânsito às 16h, finalizada por uma palestra sobre o trânsito às 18h.
No último dia da ação ‘Nossa Praça, nosso CEU’, no sábado (29) será realizado uma Festa Junina. O Arraiá no CEU.
Continuidade
As ações da semana ‘Nossa Praça, nosso CEU’ terão continuidade, por meio de políticas intersetorias das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Educação e Comunicação. As atividades oferecidas atualmente no espaço são da Secretaria de Cultura e compreendem oficinais instrumentais, aulas de pintura, desenho e técnica vocal. A Secretaria de Educação, também realizará ações permanentes no CEU, com o Projeto Lanterninha. A ação consiste em instruir a comunidade atendida pelo espaço sobre Cinema.
Escolinhas permanentes de três modalidades deverão iniciar no local a partir de 1° de julho. A princípio serão ofertados Futsal masculino e feminino, Basquetebol e Voleibol. “Nosso objetivo é levar o esporte para os locais que mais precisam e atender as crianças em vulnerabilidade social. No próximo ano serão feitos novos investimentos para atender não só as crianças, mas a comunidade como um todo”, explica a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves.
Outra atividade que deve ser implantada no CEU é o projeto de Educomunicação da Secretaria de Comunicação do município, que introduzirá os trabalhos da Lata Mágica (pinhole), para crianças de 12 e 13 anos. Também será proposta a criação de jornais alternativos (fanzines), entre outras atividades relacionadas à comunicação. Segundo a diretora de Jornalismo e responsável pelo projeto, Rosselane Giordani, as atividades tem o objetivo de auxiliar a formação cidadã das crianças e adolescentes por meio da comunicação. “A educomunicação tem um papel transformador, por meio dela podemos criar espaços de diálogo e debate para que os jovens leiam de forma crítica o discurso da mídia e também para que possam questionar a realidade que vivem. O projeto vai criar um espaço para o debate e a expressão das opiniões e olhares sob o mundo, e a expressão de tudo isso se dará por meio de veículos de comunicação alternativos como o fanzine e a foto na lata. O trabalho consiste em instigar o senso crítico e propiciar um espaço de manifestação aos jovens e crianças atendidos pelo CEU”.
Da Assessoria - Toledo