Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Perda de medicamentos em Toledo é de 0,78% do total adquirido em 2010

O conselho municipal de saúde esteve reunido na noite de terça-feira (23), no Auditório da Central de Conselhos. A reunião ordinária contou com uma palestra sobre saúde mental, com o Dr. José Ricardo Pinto Silva e a apresentação do relatório de medicamentos vencidos na rede municipal.

23/02/2011 - 15:55


O psiquiatra José Ricardo destacou que a sociedade está naturalizando a cultura de medicação. Para ele é preciso melhorar o diagnóstico, nem toda a solução é remédio. Se for considerado todos os tipos de doenças do CID uma boa parcela da população de Toledo terá alguma das patologias ligadas a saúde mental. Para ele a solução é políticas públicas de prevenção, para não deixar que as pessoas precisem de medicamentos ou procedimentos de alta-complexidade.

A diretora do departamento de Farmácia, Adriane Monteiro Santana apresentou o relatório de medicamentos vencidos. O relatório foi um pedido do Conselho, com o objetivo de monitorar o giro de estoque de medicamentos na rede municipal.

Adriane informou que o giro no estoque de medicamentos é de quatro meses e que a solicitação de novos medicamentos nas unidades urbanas acontece de 15 em 15 dias e no interior a cada 30 dias. Na farmácia escola o estoque de medicamentos o giro é de um mês.

O relatório apontou que de uma aquisição de R$ 2,1 milhões, feita pelo município e enviados pelo Estado e a União, a perda foi de R$ 16.670, ou seja, 0,78%. Segundo a diretora, este percentual é considerado baixo, para o volume de medicamentos que gira nas unidades, sendo que até 5% é um limite tolerável.

O Conselho definiu que este relatório será mensal, fechado todos os dias 20 e apresentado na reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, na última terça-feira do mês.

 Por Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29