Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Agenda Setorial discute ações para o desenvolvimento de Toledo

As reuniões fazem parte de um projeto que prevê o desenvolvimento de setores, visando a geração de emprego e renda, bem como a definição de novas matrizes econômicas.

24/06/2013 - 15:43


O prefeito Beto Lunitti recebeu a Coordenadora do Garapen Brasil, Mercedes Belloso, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Edson Carollo, o coordenador de Empreendedorismo da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), Carlos Guedes, e o gerente de Desenvolvimento Territorial e Cooperação Internacional da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Santiago Martin Gallo. Também estiveram presentes os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Edemar Rockenbach, e de Planejamento Estratégico, Jadir Cláudio Donin, e o assessor de Governo, João Luis Nogueira. Durante o evento, foram discutidas tratativas sobre transferência de tecnologia para órgãos públicos e também iniciativa privada.
O representante da CACIOPAR, Carlos Guedes, citou que um dos projetos desenvolvidos, que será aproveitado no oeste do Paraná, é ligado à gastronomia. De acordo com Guedes, esta ação, posta em prática no País Basco atraiu diversos visitantes de toda para a região. “Vamos estudar a criação de uma identidade gastronômica regional. O que temos aqui hoje é uma cópia de pratos nacionais e internacionais, como a pizza, a feijoada, a macarronada, entre outros”. De acordo com Guedes, a gastronomia é pouco explorada regionalmente e isso tende a mudar com o Projeto Iguaçu Gourmet. “Precisamos melhorar a apresentação dos nossos pratos típicos e agregar valor a esta prática”. O presidente da ACIT, Edson Carollo, citou que já houve uma reunião junto ao Núcleo de Gastronomia da Associação Comercial para apresentar o projeto aos membros. “Temos um grande potencial neste setor em nosso município”. Hoje, em Toledo são dezesseis festas gastronômicas no município de Toledo. “Teríamos muitos pratos a serem incorporados em restaurantes para o dia a dia”. Além disso, Edemar destacou a produção de queijos, embutidos e vinhos em Toledo.
Outro apontamento feito durante a reunião é de que a troca de informações não visa a inserção de tecnologias importadas e sim o desenvolvimento do que já é característico do oeste paranaense. A representante do Garapen, Mercedes Belloso, lembrou que a grade meta destas ações e resgatar e fortalecer a identidade regional. “A intenção é o fortalecimento das características de cada lugar”. Mercedes lembrou que Toledo deve descobrir sua vocação e buscar as inovações neste setor e buscar a primazia deste segmento.
O prefeito Beto Lunitti disse que a partir deste primeiro encontro a meta é o estreitamento das relações entre as instituições participantes desta ação. “Nós temos aqui a nossa equipe de governo que busca, além de aprimorar e elevar a qualidade dos serviços oferecidos dentro do município, o desenvolvimento dos setores que atuam no município e que geram riquezas a nossa população”. Beto salientou que a administração municipal está aberta ao diálogo e dentro do contexto do atual plano de governo estas ações são muito bem vindas.
Garapen
O Garapen é uma associação profissional que reúne as 33 agências de desenvolvimento estabelecidas por instituições locais do País Basco, na Espanha, e tem como objetivo conceituar o desenvolvimento econômico, promover o intercâmbio de informação e conhecimento através de projetos de cooperação e colaboração, prestação de serviços às agências no desenvolvimento de sinergias em programas de interesse comum e construir critérios e posições comuns em assuntos de suas áreas de atuação, para outras entidades públicas ou privadas.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2