São eles: primeiros socorros, reconhecimento dos sinais vitais, procedimentos durante uma crise convulsiva e estado de choque. Estes são os temas do ciclo de palestras que estão sendo realizadas no auditório do Hospital, uma vez por mês.
A coordenadora do projeto, Fátima de Oliveira Santos, explica que durante a transferência de pacientes apenas um técnico de enfermagem acompanha o paciente e existe a necessidade de que o motorista esteja preparado para auxiliar no atendimento das vitimas caso ocorram complicações.
A última palestra realizada no dia 17, “Sinais Vitais em Primeiros Socorros”, foi ministrada pelo bombeiro socorrista, Marcelo de Leão. Durante a conferência, além de explicar os procedimentos de primeiros socorros, o palestrante, com ajuda dos organizadores, fez uma demonstração prática em um boneco. Servidores de outros setores, acadêmicos e técnicos em enfermagem também participaram da palestra, que teve a presença de 23 pessoas. A coordenadora ressalta que as palestras são abertas ao público e os interessados em participar dos treinamentos devem se inscrever na sala de Educação Continuada do HUOP ou no local.
Até agora três palestras já foram realizadas, a primeira tratou sobre a importância do projeto, a segunda sobre anatomia e a última sobre sinais vitais. O próximo treinamento está previsto para o dia 7 de julho, o tema é “ABC do Trauma”. As datas das palestras seguintes serão divulgadas nos murais do Hospital. Os temas serão “Estado de Choque”, “Crise Convulsiva” e “Treinamento dentro da Ambulância com Instruções sobre o uso dos aparelhos e outros temas que ainda estão sendo debatidos pela equipe.
Os participantes do projeto são: Antônio Carlos Trombini, Verônica Magalhães, Zenaide Wisniewski, Adão da Silva, Dalva Patrícia Jesus, Vanusa de Souza e Ana Carolina Santos Ramos.
Da Assessoria