O principal moderador do encontro é o coordenador geral de Financiamento da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Mauri Andrade. Antes de Toledo, o evento passou por Londrina na segunda-feira (24) e Pitanga na terça-feira (25). Na quinta-feira (26) chega a Francisco Beltrão e Curitiba na sexta-feira (27).
Temas como o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF)/Proagro Mais, o Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) e o Garantia Safra tem suas normas, operacionalização, custeio e investimento detalhados aos participantes do evento. As discussões também abrangem assuntos referentes ao crédito rural, por meio do Programa Nacional de Financiamento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O assessor de Captação de Recursos e Relações Institucionais, Luiz Carlos Balcewicz, afirma que o motivo para Toledo estar entre as cidades paranaenses escolhidas para sediar esta atividade se deu pelo destaque que a agricultura familiar tem no desenvolvimento econômico do município. “Temos uma relevância muito grande dentro do cenário estadual na produção agropecuária familiar”. Balcewicz ainda reitera que é um momento para que o produtor rural entenda os procedimentos para os financiamentos e possa tirar melhor proveito dos subsídios.
A reunião é aberta à participação de todos os interessados, em especial agentes financeiros que operam o Pronaf (bancos e cooperativas de crédito), organizações sindicais e cooperativas, secretarias municipais de agricultura e abastecimento e outros órgãos públicos estaduais e federais.
Da Assessoria - Toledo