Agenda
Durante o seu pronunciamento, o presidente da Câmara de Toledo, Adriano Remonti, informou aos participantes que o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, cumpre agenda de trabalho em Curitiba e Brasília nesta semana.
Agenda I
Segundo a assessoria de imprensa, nesta terça-feira (25), o prefeito está em Curitiba. Na pauta diversos encontros para articular tratativas de interesse do município e captação de recursos. De acordo com o prefeito foram discutidos diversos assuntos como a presença da UFPR em Toledo, buscando fortalecer o ensino superior no município.
Agenda II
De acordo com a assessoria de imprensa, o prefeito também se encontrou com o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná, Luiz Cláudio Romanelli. Na pauta do encontro tratativas sobre reestruturação na área de informática na Agência do Trabalhador de Toledo, fortalecimento das políticas de geração de emprego e Pronatec.
Agenda III
A partir de quarta-feira (26), o prefeito, Beto Lunitti, cumpre agenda de trabalho em Brasília. Entre os temas a serem debatidos estão programas para a área de saúde junto ao Ministério, e também reuniões de trabalho para articular projetos no setor de logística e infra-estrutura nos modais ferroviário e aeroportuário. O prefeito também realiza reuniões junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária e Abastecimento, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e FINEP.
Agenda IV
Remonti destaca que agora é o tempo do prefeito Beto Lunitti e ele quer deixar sua marca. “Ele tem trabalhado e é digno do reconhecimento desta Câmara”.
Saúde
O vereador, Marcos Zanetti, parabeniza o secretário de saúde, Edson Simionato, pelo início do mutirão de cirurgias e procedimento eletivos em Toledo. “Os vereadores aprovaram o remanejamento no valor de R$ 500 mil do autódromo para a saúde”. Zanetti informa que até este momento foram encaminhadas 50 cirurgias de cataratas e até o final do mês devem ser fornecidas 40 próteses auditivas. “É um compromisso que passa a se tornar realidade. O maior empenho na saúde e as ações começam a surtirem efeitos”.
Educação
A vereadora Sueli Guerra, destaca que a população que possui uma educação estruturada possui uma segurança com qualidade. Ela explica que a educação é fundamental e o início de qualquer área. Sueli participou como delegada da Terceira Conferência Municipal de Educação. “Isto demonstra uma preocupação que não é boato ou fato, a educação vai bem”.
Educação I
Estima-se que 500 pessoas discutiram os sete eixos norteadores: o plano nacional de educação; educação e diversidade; educação, trabalho, desenvolvimento sustentável; qualidade de educação; gestão democrática; valorização dos profissionais da educação e financiamento e orçamento da educação. Para cada eixo, o Município de Toledo promoveu uma pré-conferência. O objetivo foi estudar pontualmente propostas e estratégias emanadas no anseio da sociedade organizada.
Educação II
Durante a Conferência, a secretária de educação, Tânia de Grandi, disse que o encontro foi um espaço democrático para que as pessoas participassem do desenvolvimento da educação nacional. “Entendemos que precisamos sair do nosso espaço, propor, discutir e avançar a educação. São conclamados pais, profissionais da educação em seus diversos níveis e modalidades, gestores e agentes públicos”. A secretária comenta que é preciso avançar na fiscalização do serviço público, para além da denúncia. “Partir para ação significa discutir, participar, debater e pensar a educação de forma conjunta”.
Educação III
Para o prefeito, Beto Lunitti, a Conferência Municipal de Educação teve o desafio de refletir a educação com ‘olhos’ no presente e a mente e o coração no futuro. “Queremos uma educação que projete cada criança, adolescente ou jovem para refletir a cidadania e, desta forma, garantir os direitos fundamentais e semear um valor maior chamado esperança”. Beto Lunitti afirma que os estudantes devem ter esperança em um futuro melhor, justo, igualitário e com oportunidades para todos. “Tudo isso passa pelo esforço de muitas mãos. A família é a célula primeira. Ela deve retomar sua responsabilidade de educar, firmar valores e estabelecer limites. O Estado deve oferecer garantia dos direitos. Cabe a escola e aos educadores a missão de semear o desejo pelo conhecimento”.
Segurança
O líder de governo, vereador Ademar Dorfschmidt, solicita que o Executivo realize estudos para a implantação de um módulo da guarda Municipal e de rondas frequentemente nas ruas do Jardim Coopagro e arredores. “A criminalidade esta em alta em nossa cidade e com tais medidas podemos evitar muitos assaltos e tragédias iguais as que já vêm acontecendo neste bairro. A implantação desse trabalho vem sendo questionado e exigido pela população que reside neste bairro e arredores. Após certas horas da noite, as famílias são forçadas a se recolherem, por falta de segurança”.
Urbanização
O vereador, Vagner Delábio, indica ao Executivo que viabilize à secretaria de Habitação e Urbanismo a urbanização da rua Anibaldo Hoffman, entre as ruas Guaíra e Pastor Uwe Greggersen. “Esta solicitação se dá em virtude de que este loteamento foi feito a muitos anos e aquela rua em particular ficou sem o devido trabalho de urbanização com asfalto e guias, e seus moradores sofrem as consequências da falta de atenção do poder público que na época não exigiu dos responsáveis a sua conclusão”.
Repúdio
O vereador, Vagner Delábio, solicita que os colegas assinem a nota de repúdio ao Código Penal. “O Código afronta a sociedade em muitos itens que resguardam a família. Vários setores estão se articulando na tentativa de impedir a aprovação. O deputado Osmar Serraglio se mostrou interessado em estar conosco em um debate do projeto. Seria bom para a Câmara de Toledo que a moção fosse assinada por todos”.
Velocidade
A indicação n° 368 prevê a elevação do limite de velocidade, de 40km/h para 60km/h, na rua Barão do Rio Branco, no trecho entre a rotatória da avenida Parigot de Souza e a rotatória da BR-163. Ela foi realizada pelos vereadores: Luiz Johann, Ademar Dorfschmidt, Edinaldo Santos, Lúcio de Marchi, Luiz Fritzen, Marcos Zanetti, Rogério Massing, Vereadora Sueli Guerra e do Vereador Vagner de Labio.
Velocidade I
Para os vereadores, a frota de carros no Município aumenta a cada ano. Por isso, a necessidade de fazer algumas mudanças nas ruas da cidade para melhorar a trafegabilidade dos motoristas no seu dia a dia. “As ruas estão se tornando cada dia mais movimentadas. Com isso, aumenta os congestionamentos na região central e nos seus arredores, como a rua Barão do Rio Branco é uma rua estratégica, subir o limite de velocidade de 40km/h para 60km/h ajudaria a diminuir os congestionamentos nos horários de pico”.
Assume
O vereador, Edinaldo Santos, se licenciará por 30 dias do Legislativo. Quem assume é o sargento Wanderlei que deve participar da sessão já no dia 8 de julho.
Projeto
O vereador, Rogério Massing, retirou o Projeto de Lei que dispõe sobre a implementação de faixa exclusiva para motos em semáforos por duas semanas.
Viagem
O vereador Luis Johann comentou a seguinte frase: Seja vereador em Toledo e conheça o Brasil. “Estou conhecendo o Brasil com o meu dinheiro. Viajo com o meu carro. As pessoas devem respeitar e não colocar todos no mesmo sentido e no mesmo lugar. Tem vírgula sim, porque tem pessoas sérias e honestas. Tudo que não me serve não levo para casa”.
Telefonia
Em segunda discussão, o Projeto de Lei n° 46, de 2013 do vereador Vagner Delábio, que altera a legislação que dispõe sobre a sistematização e o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para a instalação de estações de Rádio-Base (ERBs) e de mini-estações de Rádio-Base (Mini ERBs) de telefonia celular e de telecomunicações em geral no Município de Toledo foi aprovado por unanimidade.
Telefonia I
O vereador citou a matéria publicada no site da Alep. A matéria informa que as empresas Oi, Claro e Vivo assinaram o TAC proposto pela CPI da Telefonia Móvel. As empresas assumiram uma série de compromissos no sentido de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores paranaenses, a partir de deficiências e omissões que foram levantadas pelos deputados que integram a CPI, ao longo dos últimos meses.
Telefonia II
Delábio recebeu uma proposta da comunidade Vila Ipiranga solicitando a instalação de uma antena naquela localidade. “A comunidade trouxe um estudo detalhado, dizendo que eles gostariam que lá fosse instalada a torre. Além de viabilizarmos o investimento”.
Estradas
O vereador, Renato Reimann, disse que o tráfego em algumas estradas rurais do Município de Toledo está complicado. Ele afirma que o acesso em alguns trechos é difícil e solicita o auxílio do Executivo para melhorar as estradas.
Estradas I
Segundo o líder de governo, Ademar Dorfschmidt, é interesse desta administração soluciona o quanto antes os problemas citados por Reimann. Dorfschmidt lamenta que as chuvas estão atrasando o trabalho dos profissionais.