Priorizando a prevenção no Dia Internacional do Combate às Drogas, em Toledo foi realizada uma palestra de conscientização no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro, (CEJU/Coopagro).
Os cerca de 80 jovens que participaram da atividade receberam orientações quanto aos prejuízos do uso de drogas, como dizer não a esse mal, além de informações sobre o funcionamento da CAPS-AD. Para o participante do CEJU/Coopagro, Vinicios Guder, a palestra foi bastante interessante. “Eles falaram sobre como evitar o consumo de drogas lícitas e ilícitas. Já foram feitos outros trabalhos sobre drogas no Centro e eu acho muito importante falar do assunto”.
A palestra no CEJU/Coopagro foi ministrada pela assistente social do CAPS-AD, Ires Scuzziato, o objetivo foi esclarecer o assunto aos jovens. “Esta faixa etária é muito vulnerável e por isso a prioridade deve ser sempre a prevenção”. Ires ressaltou que o enfrentamento as drogas se dá em várias instâncias. “Primeiramente precisamos combater a oferta do produto. Depois temos a prevenção, que é realizada através de diálogo familiar e políticas públicas, como o trabalho realizado no CEJU, que mantém os adolescentes e jovens distantes do vício. O último ponto é o tratamento, que é mais complexo, caro e difícil”.
Segundo o coordenador do Centro da Juventude da Coopagro, Maicon Jandrey, a ação vem somar forças aos trabalhos do Centro. “É sempre importante estar fornecendo aos jovens orientações sobre o assunto, principalmente quando se celebra o Dia Internacional do Combate às Drogas”. Temáticas importantes para o desenvolvimento dos jovens são trabalhadas constantemente no CEJU, assim como o enfrentamento às Drogas. A terapeuta ocupacional Camila Dias e a administradora do CAPS-AD Marisa Lange também auxiliaram na palestra.
Da Assessoria - Toledo