Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Tempo de espera para uma tomografia em Toledo é aceitável, declara Simionato

Cidadão aguarda em média três meses. Secretaria agendou mais de 400 procedimentos.

27/06/2013 - 10:08


Desde o ano passado, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Toledo (CMST) aguardavam a resposta de um ofício encaminhado a Secretaria de Saúde sobre o atendimento de tomografia computadorizada no Município. Um novo documento foi encaminhado a atual Secretaria e a resposta foi emitida neste mês. O assunto será abordado na reunião ordinária do Conselho em julho.

O secretário de saúde de Toledo, Edson Simionato, afirma que para o procedimento de uma tomografia computadorizada o cidadão aguarda na fila em média três meses. Atualmente, 111 pessoas aguardam na fila de espera pelo procedimento, sendo que de janeiro até o dia 13 de junho deste ano, a Secretaria havia agendado 445 tomografias computadorizadas. Simionato explica que o tempo de espera pelo procedimento está dentro da normalidade.
O secretário salienta que o exame de tomografia é um problema que se arrasta há anos. “É um trauma para o Município há muito tempo. Em anos anteriores, o Município não realizava estes exames. As clínicas começaram a fazer estes exames e deu um pouco de vazão. Quando colocamos que o tempo está dentro de normalidade, entendemos que o período de três meses é razoável, porque tem condições de ser eletivo”. Simionato acrescenta que os exames de tomografia de crânio são imediatos.
De acordo com o secretário, os profissionais realizaram o diagnóstico desta área e, na sequência, procuraram organizar o sistema. “O Município fez um investimento e o Estado aumentou o número de cotas para o exame de tomografia em Toledo e região”.
Simionato explica que a equipe técnica da Secretaria trabalha na implantação de um sistema de regulação. Ele esclarece que a Secretaria recebe encaminhamentos realizados por pacientes. “Exemplo: o paciente é encaminhado para um neurologista mediante análise da condição de saúde da pessoa e não porque ela disse que estava dor de cabeça e  pede para ser encaminhada a um neuro. O médico deve ser resolutivo”.
O secretário declara que os técnicos estão analisando e estudando procedimentos de outros municípios para melhorar o atendimento em Toledo.

Anuncio gene 2