Durante a reunião do Conselho Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor, nesta quinta-feira (27), membros do conselho, juntamente com representantes do poder público e sociedade organizada debateram o zoneamento da cidade.
A proposta do Conselho é regulamentar os espaços que possuem perfil para construção de empresas e indústrias, possibilitando novas implantações. Os corredores que ligam o município à Cascavel, Vila Ipiranga, Sol Nascente, assim como a saída para São Pedro do Iguaçu e a Avenida Egydio Geronymo Munaretto devem ser regulamentados facilitando o desenvolvimento industrial dessas áreas. Outra pauta importante foi à ocupação de espaços no perímetro urbano. Foi definido o incentivo para o aumento da densidade populacional de áreas na cidade, como a região do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. A ação se justifica principalmente pelo alto investimento na obra, distante de grande parte da população.
Já a ampliação do perímetro urbano será estudada na revisão geral do Plano Diretor, que deve acontecer até o mês de dezembro. Para tanto será necessário uma consulta pública e um estudo técnico de toda a cidade. O encontro marcou o primeiro passo da discussão. O passo seguinte será a realização de Audiência Pública para então, ser encaminhada à aprovação legislativa.
Segundo a diretora do Departamento de Acompanhamento e Execução do Plano Diretor, Sabine Rosa, as definições constituem incentivos ao crescimento do município. “Essas alterações são necessárias para incentivar o aumento da densidade populacional em algumas regiões, além de propiciar a implantação de novas empresas e indústrias em locais que possuem perfil para tanto, nos corredores do município”.
Para o secretário de Planejamento Estratégico e presidente do Conselho, Jadyr Donin, o encontro foi muito positivo. “A criação dos corredores atende a uma grande demanda do município para serviços e indústrias, além disso, as decisões permitem a diminuição dos vazios urbanos, entre outras alterações necessárias”, finalizou.
Presenças
Estiveram presentes os membros do Conselho Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor. O secretário de Planejamento Estratégico Jadyr Donin, a diretora de Acompanhamento e Execução do Plano Diretor Sabine Rosa de Campos, o assessor Jurídico Jomah Rabah, além do secretário de Habitação e Urbanismo Igor Januário, o diretor de Planejamento Urbano Gilberto Schmulek, membros da sociedade organizada, entre outros.
Da Assessoria - Toledo