A última reunião ordinária para discussão das alterações da Norma Regulamentadora (NR) 18 foi realizada na sexta-feira (28) na sede do Sinduscon-Oeste/PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná) em parceria com o CPR/PR (Comissão Permanente Regional do Estado do Paraná).
O item abordado nesse encontro foi o Trabalho em altura, que envolve andaimes, estruturas metálicas, proteção contra queda de alturas e trabalho em telhados e coberturas, exigências que também estão dispostas na NR 35. A reunião será baseada nas questões divergentes entre essas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, é o que ressalta o engenheiro em segurança no trabalho Agnaldo Mantovani. “Todo funcionário está exposto a quedas em qualquer período da obra, porém já existe a NR 35 que diz respeito ao trabalho em altura, só que na NR 18 também tem um ponto que comenta sobre o trabalho em altura, então a nossa discussão será baseada nisso, o que realmente esse aspecto trata”.
Reuniões extraordinárias serão realizadas para que a norma seja amplamente discutida: a primeira será em Maringá no dia 1° de julho, a reunião seguinte será no dia 15 de julho em Curitiba e a sequente na sede do Sinduscon-Oeste em Cascavel. “Ainda não temos uma data confirmada, nessa reunião serão apresentadas os resultados das discussões aos empresários e por fim enviados ao Ministério do Trabalho”, afirma o engenheiro.
Da Assessoria