Nos dias 2, 16 e 17, os profissionais da área de saúde, dos 18 municípios que integram a 20ª Regional de Saúde (RS) se reúnem para o curso que debaterá o manejo clínico do aleitamento materno. As reuniões dos dias 2 e 16 acontecem no Centro de Capacitação Empresarial (CCE), no térreo do prédio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), das 8h30 às 17h. Já no último dia, a aula é prática e ocorre das 8h ao 12h no Hospital Bom Jesus.
O projeto é viabilizado pelo Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Nisiide do Hospital Bom Jesus, em parceria com a 20ª Regional de Saúde.
Segundo Helena Mayer, coordenadora do BLH, o curso tem como principal objetivo, unificar a linguagem e a forma como as orientações são transmitidas para a mãe, em todos os municípios. “A futura mamãe precisa receber as informações sobre o aleitamento materno, durante a gestação. Assim, depois que o beber nascer é como se fosse uma aula prática sobre um assunto que ela já conhece”, observa. “Todo o tratamento que essa mãe recebe, tanto na gravidez, como na sala de parto e após, na orientação feita no BLH precisam ser feitas com uma mesma linguagem para que a comunicação seja efetiva e os resultados positivos”, complementa Helena.
Quem quiser participar do curso, deve procurar a 20ª RS para realizar a inscrição gratuita.
Programação
No dia 2 de julho, o primeiro tema do curso será o “Aleitamento Materno: uma prioridade mundial e a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (Nbcal)”. Quem apresenta os conceitos são Mary Colpo, assistente social do Hospital Bom Jesus (HBJ). Em seguida, Helena Mayer e Diselda Cunha, nutricionista e assistente social do HBJ palestram sobre as “Políticas públicas em aleitamento materno” e a “Amamentação como direito”.
Já no dia 16, a “Psicologia na gestação e amamentação” e os malefícios da chupeta e da mamadeira serão debatidos no evento. Rafaela Pastore, psicóloga do HBJ e Eloise Benachio, fonoaudióloga apresentam o assunto ao público.
Da Assessoria